30/11/2013

Tomie Ohtake diz que pode refazer painel atingido por fogo no Memorial

Peça desenhada pela artista plástica ocupa lateral de auditório atingido. 
'Temos que começar a trabalhar para refazê-lo', disse em declaração.

Do G1 São Paulo

1989 – Painel em tapeçaria para a parede lateral, de forma irregular, do Auditório do Memorial da América Latina, São Paulo/SP, com 70metros de largura. Arquitetura: Oscar Niemeyer (Foto: Instituto Tomie Ohtake/Divulgação)Painel em tapeçaria foi colocado na parede lateral, de forma irregular, no Auditório do Memorial da América Latina. Peça foi planejada com 70 metros de largura (Foto: Instituto Tomie Ohtake/Divulgação)
A artista plástica Tomie Ohtake disse que "ficou triste" com o incêndio no auditório do Memorial da América Latina nesta sexta-feira (29). Em declaração, ela se mostrou disposta a refazer a tapeçaria de sua autoria que ocupa a lateral da construção e foi atingida pelo incêndio. Até as 22h, não havia sido divulgada a dimensão dos danos na peça.
"Quando Oscar [Niemeyer] me convidou para fazer o trabalho para o auditório do Memorial, fiquei feliz por ser uma obra em escala inusitada, uma tapeçaria que toma toda a parede lateral do teatro, acompanhando as duas plateias e o palco - e dentro daquela obra fantástica do Oscar. Fico triste com o incêndio do auditório. Quanto ao painel, temos que começar então a trabalhar para refazê-lo", disse em declaração enviada ao G1 pela assessoria do Instituto Tomie Ohtake.
Mapa incêndio Memorial da América Latina (Foto: Arte/G1)
O auditório tinha ainda uma escultora do mineiro Alfredo Ceschiatti e um painel de Victor Arruda. Até esta noite, a Fundação Memorial não tinha divulgado se essas peças haviam sido danificadas.
O incêndio afetou um dos prédios do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer edeixou bombeiros feridos. Inaugurado em março de 1989, o espaço total tem 84,4 mil metros quadrados. A área inclui biblioteca, espaços para exposições e eventos.
Tapeçaria de Tomie
De acordo com o Instituto Tomie Ohtake, a peça foi desenhada em 1989, sob encomenda de Niemeyer para a inauguração do conjunto. O painel em tapeçaria ocupa a parede lateral do Auditório Simón Bolívar. A peça 620 metros quadrados, sendo 70 de largura.
Em entrevista à Rádio CBN, o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, disse que toda a programação do auditório está suspensa até a reforma do espaço, que tem capacidade para 1,6 mil pessoas. “É um espaço muito bonito, é triste para todos nós”, afirmou. Segundo ele, é preciso um laudo técnico para avaliar o prejuízo causado pelas chamas.
Não há confirmações sobre as causas do incêndio, de acordo com os bombeiros. Segundo a assessoria do Memorial, há suspeita de que um curto-circuito em uma lâmpada tenha provocado o fogo. Funcionários relataram à equipe da TV Globo que houve uma queda de energia algum tempo antes do incêndio.

Segundo o Memorial da América Latina, havia funcionários no auditório quando o incêndio começou, mas eles foram retirados rapidamente e não sofreram nenhum ferimento. O auditório tem um palco central e a plateia dividida em duas metades. De acordo com a assessoria do Memorial, o forro da plateia B ficou bastante danificado.
Escultura e painel
Além da tapeçaria de Tomie Ohtake, duas outras peças importantes estavam no espaço. Localizada na curva da rampa que dá acesso à área externa do Auditório Simon Bolívar, a escultura Pomba foi feita pelo escultor mineiro Alfredo Ceschiatti a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, com quem colaborou diversas vezes.
Fundida em bronze, a obra tem 2,20 metros de altura e envergadura de 3 metros. O artista também foi professor da Universidade de Brasília e tem obras nas cidades de Berlim e Moscou, assim como na Praça Patriarca, em São Paulo, e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Ele morreu em agosto de 1989.
No foyer, que fica do lado de fora do auditório, também está o painel Agora, do artista matogrossense Victor Arruda. A obra ocupa uma parede inteira e tem 9,90 m de largura e 2,2 m de altura. O artista pintou dez telas em sequência, mostrando relógios delineados com tinta acrílica. Arruda vive atualmente no Rio de Janeiro e já participou de diversas exposições de arte nacionais e internacionais ao longo das décadas de 1970 e 1980.
Incêndio atinge Memorial da América Latina (Foto: Reprodução/TV Globo)Incêndio atinge Memorial da América Latina (Foto: Reprodução/TV Globo)
  •  
Leitora Fabiana Ranieri Senatore registrou fogo no Memorial. (Foto: Fabiana Ranieri Senatore/VC no G1)Leitora Fabiana Ranieri Senatore registrou fogo no Memorial (Foto: Fabiana Ranieri Senatore/VC no G1)
  •  
Pessoas observam a fumaça do incêndio que atinge o auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste de São paulo (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Pessoas observam a fumaça do incêndio que atinge o auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário