30/11/2013

Bispa irlandesa é a primeira da Igreja Anglicana no Reino Unido

Pat Storey foi eleita pela Igreja da Irlanda como Bispa de Meath e Kildare

A bispa Pat Storey Foto: The Church of Ireland

DUBLIN - A reverenda Pat Storey, pároco da Igreja Saint Agustin, em Derry, foi eleita pela Irlanda como Bispa de Meath e Kildare. Casada e mãe de dois filhos, ela é a primeira mulher escolhida para o cargo no país e em todo o Reino Unido e afirmou que estava “animada e assustada” pelo compromisso histórico.
VEJA TAMBÉM
‘É necessário fazer uma profunda teologia da mulher’, afirma Papa
Igreja Anglicana desiste de lutar contra a união gay no Reino Unido
Câmara dos Lordes apoia casamento gay no Reino Unido
Câmara dos Comuns dá sinal verde ao casamento gay no Reino Unido
Casamento gay pode permitir rainha lésbica, diz conservador
Legisladores da Nigéria aprovam lei 'anti-gay'
França celebra 1° casamento gay sob forte segurança
- Tive uma experiência extraordinariamente feliz em Saint Augustine e nesta cidade maravilhosa, que estou triste por ter de deixar. No entanto, é um enorme privilégio começar uma nova fase do meu ministério com o povo de Meath e Kildare, e estou ansiosa para trabalhar com a equipe do clero.
A nomeação servirá para retomar o debate sobre as bispas na Igreja da Inglaterra, depois que o sínodo geral - corpo legislativo formado por bispos, laicos e clérigos - rejeitou a ordenação após anos de acaloradas discussões no último ano.
Desde 1992, quando as mulheres passaram a ser sacerdotes, a Igreja da Inglaterra vem debatendo o assunto da ordenação de bispas, que encontra um forte oposição entre os setores mais tradicionalistas.
A nova bispa é casada com o reverendo Earl Storey e tem uma filha de 25 anos e outro de 22. Ela estudou inglês e francês na universidade Trinity College, em Dublin, antes de ingressar no Colégio Teológico da Igreja da Irlanda. Pat foi ordenada como diácono em 1997 e um ano depois como sacerdote, cargo que exerceu na paróquia de Saint Agustin em Derry de 2004 até hoje.

Nenhum comentário :

Postar um comentário