15/01/2014

Grupo Dom Helder se reúne para estudo e resgate da memória do pastor dos empobrecidos


Sob coordenação do Prof. Geraldo Francken, na Faculdade Católica de Fortaleza, reúne-se o "Grupo Dom Helder" , preocupado com a memória de Dom Helder Câmara, o filho mais ilustre da nossa cidade de Fortaleza
 15.01.2014

Participantes -  “GRUPO DOM HELDER”:
Geraldo Frencken - Dom Manuel Edmilson Cruz - Padre Antônio Almir Magalhães de Oliveira - Padre Marcos Passerini - Adriano de Holanda Ribeiro - Padre Manfredo Araújo de Oliveira - Dra. Maria Celeste Aragão - Padre Francisco Geovane Saraiva Costa - José Romildo Santos Mendes - José Airton de Maria - Padre Evaldo Carvalho dos Santos.



                                 
                                            


OBJETIVOS
ü  É preciso reavivar a memória a Dom Helder, Fortalezense de nascimento, pastor da Igreja e profeta da humanidade.
ü  Para isso torna-se necessário criarmos, em toda a sociedade, a médio e longo prazo, meios que façam Dom Helder mais conhecido.
ü  Propomos, em primeira instância, dois tipos de atividades:
§  Promover palestras, publicações na imprensa local, seminários e outras atividades do gênero;
§  Pensarmos, de forma concreta, na formatação de um memorial “Dom Helder”, de preferência na casa onde nasceu (algum ponto da Rua da Assembleia [atualmente Rua Dr. João Moreira], ou no n.º 3, ou no n.º 21). Caso não der certo, poderia ser em algum prédio na redondeza: tornar-se-á necessário estabelecer contatos com órgãos competentes do Município e do Estado.
ü  Trabalharmos sempre em contato com o “Instituto Dom Helder Camara / IDHeC” e o “Centro de Documentação Helder Camara” (CEDOHC), com sede nas dependências da Igreja das Fronteiras – Recife (PE).


Observação:
É preciso distinguir entre (1) Dom Helder em relação à sociedade e (2) Dom Helder em relação à Igreja. Quanto à sociedade fortalezense, Dom Helder tem pouca expressividade, enquanto na Igreja já é mais conhecido. Portanto, devemos pensar em ações e abordagens distintas para ambos os ambientes.
PROPOSTAS CONCRETAS
Ø  Procurar saber quais grupos, trabalhos e outras iniciativas (como placas comemorativas) acerca de Dom Helder Camara já existem em Fortaleza e redondeza (Prédio onde funcionava a “União das Moças Católicas do Ceará” – Rua Barão do Rio Branco -, Câmara dos vereadores em Fortaleza, Caucaia).
Ø  Apreciar o lançamento do livro “Além das ideias” de Félix Filho no dia 07 de fevereiro – dia do nascimento de Dom Helder (1909) – às 16:00, pela e na livraria Paulus.
Ø  Precisamos criar um ponto de referência, a fim de dar visibilidade ao Dom Helder. Foi aprovada a ideia de conseguir um espaço dentro da sala de história no Seminário da Prainha, onde poderão ser colocados livros e outros escritos de e sobre Dom Helder, fotos e, eventualmente, outros objetos.
Ø  Promover palestra sobre a temática “Papa Francisco e Dom Helder”, tendo como palestrante Padre José Oscar Beozzo ou, caso este não puder, Padre José Ernanne Pinheiro.
Ø  Quando há palestras, procurar levá-las, também às comunidades organizadas em CEBs e demais outros movimentos populares.
Ø  Quanto ao “Memorial”: este assunto será tratado na nossa próxima reunião, com a presença de Doutor José Maria Pontes.
Ø   
Equipes:
Articulação: Padre Marcos – Adriano – Geraldo
Conselho editorial: Padres Manfredo e Almir

As reuniões serão realizadas no Seminário da Prainha no período da tarde. A data da próxima reunião não foi definida, mas há de ser no decorrer do primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário