09/01/2014

Quase dois anos para combater a pobreza


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o presidente da Assembleia Geral da ONU, John Ashe, exortaram quarta-feira, 8 de janeiro, o «Grupo dos 77+China» a combaterem a pobreza até 2015, através dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). 

«Ainda faltam quase dois anos até ao final de 2015», sublinhou Ki-moon, numa cerimónia na sede novaiorquina da ONU, onde as ilhas Fiji entregaram a presidência do grupo à Bolívia. «Neste momento, temos de fazer muito mais para alcançar os ODM, definir uma agenda de desenvolvimento unificado e universal para depois de 2015 e chegar a um entendimento sobre um acordo climático global».

Ki-moon observou a importância dos membros deste fórum dos países em desenvolvimento trabalharem em conjunto com as ferramentas disponíveis para erradicar a pobreza, melhorar o bem-estar social e económico e estabelecer as bases para um futuro sustentável. 

«Vivemos num tempo de possibilidades quase ilimitadas», defendeu o secretário-geral das Nações Unidas, mas notando também que este é um momento em que as apostas nunca foram tão altas.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário