De autoria da orientadora Maria da Luz Calegari, o questionário revela o temperamento dos participantes — e as profissões afinadas com seu perfil
Educação (Thinstock)
A pedido de VEJA.com, a orientadora de carreiras Maria da Luz Calegari desenvolveu um teste vocacional que pretende ajudar vestibulandos e também profissionais em atividade a escolher seu futuro. O questionário com 25 perguntas explora preferências, habilidades e objetivos e, por fim, aponta qual grupo de profissões é mais adequado a cada perfil.
De acordo com suas respostas, os participantes podem ser classificados em quatro tipos de perfis, definidos pelo temperamento. São tipos psicológicos marcados pelo conjunto de características pessoais: idealista, cerebral, guardião e hedonista. "O teste serve como um passo preliminar", diz a orientadora, em entrevista ao site de VEJA. "O ideal é respondê-lo e, em seguida, buscar aconselhamento personalizado, o que permite conhecer com quais áreas ou profissões o orientando se identifica mais."
PARA REALIZAR O TESTE, SIGA AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:
1. Atribua pontos (0 a 4) a pelo menos duas respostas (a,b,c,d) de cada uma das 25 questões apresentadas, obedecendo o seguinte critério:
- 4 pontos para a alternativa com a qual você mais se identifica
- 2 pontos para aquela que tem muito a ver com você
- 1 ponto para aquela que tem um pouco a ver com você
- 0 para aquela que nada tem a ver com você
2. Não repita a pontuação para duas respostas da mesma questão. Exemplo:
- CERTO:
Questão 1:
> resposta a) 4 pontos
> resposta b) 2 pontos - ERRADO
Questão 1:
> resposta a) 2 pontos
> resposta b) 2 pontos
Pontos
Nenhum comentário :
Postar um comentário