De acordo com a SMS, 100%das crianças na faixa etária de seis meses a menores de um ano já foram vacinadas
A campanha de vacinação contra o sarampo na Capital atingiu, até a última quinta-feira (13), 76% de cobertura, com um total de 121.927 crianças de seis a 11 meses e de um a menores de cinco anos vacinadas. Para intensificar o trabalho de imunização, um posto de saúde em cada uma das seis Secretarias Executivas Regionais (SER) abrirá neste sábado (15) e domingo (16). A campanha tem como meta vacinar 160.551 crianças.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 100% das crianças na faixa etária de seis meses a menores de um ano já foram vacinadas, o que corresponde ao total de 19.386 imunizações. Contudo, a campanha segue com o objetivo de aplicar uma dose da vacina nas crianças de um ano a menores de cinco, independentemente da quantidade de doses tomadas por elas anteriormente.
Pessoas fora da faixa etária prioritária poderão se vacinar durante a próxima semana, mediante apresentação do cartão de vacinação. Já o usuário que não possuir este documento poderá ser imunizado somente após o término da campanha. A SMS lembra que mulheres que tiveram filho recentemente (puérperas) deverão ser vacinadas para que, durante a amamentação, o bebê possa ser protegido.
Riscos
O infectologista pediátrico do Hospital São José de Doenças Infecciosas, Robério Leite, esclarece que as crianças com menos de um ano são as com maiores riscos de ter a doença, por ainda não terem a imunidade da vacina. "O sarampo deixa essas crianças com a imunidade baixa. Dessa forma, elas podem acabar tento pneumonia", exemplifica.
Por isso, ressalta ele, durante um surto, é importante que a vacina seja oferecida também para os pequenos com menos de um ano. "Quanto mais crianças forem vacinadas existe uma chance menor do vírus se espalhar", disse.
O médico alerta que o modo de contágio é parecido com uma gripe, ou seja, o vírus pode ser transmitido pelas gotículas eliminadas no espirro ou tosse. Ainda conforme o infectologista, os sintomas devem aparecer somente cerca de 10 dias após o contágio, como febre alta, tosse, coriza ou conjuntivite.
As manchas vermelhas, característica da doença, aparecem somente quatro dias depois dos primeiros sinais. "Recomendamos não levar as crianças com febre para a escola e nem os adultos irem ao trabalho com esses sintomas", explicou.
Postos abertos no FIM DE SEMANA
Regional I
Posto de Saúde Carlos Ribeiro: Rua Jacinto Matos, 944 - Jacarecanga. Contato: (85) 3452-6370
Regional II
Posto de Saúde Paulo Marcelo: Rua 25 de Março, 607 - Centro. Contato: (85) 3433-9701
rEGIONAL iii
Posto de Saúde Waldemar Alcântara: Rua Silveira Filho, 903 - Jóquei Clube. Contato: (85) 3488-3253
Regional IV
Posto de Saúde Parangaba: Rua Germano Franklin, 495 – Parangaba. Contato: (85) 3131-7337
Regional V
Posto de Saúde Dr. José Paracampos: Rua Alfredo Mamede, 250 - Mondubim. Contato: (85) 3433-4914
Regional VI
Posto de Saúde Messejana: Rua Cel. Guilherme Alencar, s/n – Messejana. Contato: (85) 3452-1660
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário