21/02/2014

Declaração de Bartolomeu I sobre o encontro com o Papa


O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, fez uma declaração, nesta quarta-feira, a respeito do encontro que manterá com o Papa Francisco, por ocasião de sua visita à Terra Santa, de 24 a 26 de maio próximo.

Em sua declaração, divulgada online, o Patriarca afirma: “O 50° aniversário do histórico encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, de venerável memória, será uma oportunidade extraordinária para aprofundar os vínculos fraternos entre os irmãos Pedro e André, aos quais as nossas duas Sedes devem sua fundação”.

“Com alegre expectativa e profundo sentido de fraternidade, aguardamos com prazer, em breve, este encontro comemorativo, na Cidade Santa, com o nosso amado irmão, em Cristo, Sua Santidade o Papa Francisco”.

Por este motivo, conclui Bartolomeu I, seguindo as pegadas de Paulo VI e de Atenágoras, “expressamos o nosso desejo de favorecer as relações entre a Igreja Católica romana e a Igreja Ortodoxa. Há dois mil anos, a Luz ressurgiu do Sepulcro, precisamente na Cidade Santa. Logo, que Jerusalém possa ser novamente o lugar em que a luz da paz, da confiança recíproca e do amor fraterno resplandeça com fulgor, pelo bem das nossas duas Igrejas e pelo bem do mundo inteiro”. (MT) 


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/02/21/declara%C3%A7%C3%A3o_de_bartolomeu_i_sobre_o_encontro_com_o_papa/bra-775211
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário