28/03/2014

Chocolate amargo alerta para trabalho infantil

Para alertar a população portuguesa para o drama das crianças da Costa do Marfim, que trabalham em campos de cacau e por isso não podem frequentar a escola, a organização Inspirit, dos Missionários da Consolata, realizou uma ação de sensibilização no Centro Comercial Oeiras Parque.

Neste espaço comercial, localizado nos arredores de Lisboa, as pessoas foram convidadas a provar uma marca de chocolate quente fictícia, criada pela agência portuguesa de publicidade BAR. O problema era que o chocolate era tão amargo que se tornava impossível de beber. Após experimentarem o «cacau quente Inspirit», as pessoas foram confrontadas com a mensagem: «Amarga é a vida das crianças que trabalham nos campos de cacau». Logo de seguida foram convidadas a conhecer melhor este projeto.

Com o nome «O que cá é doce, para estas crianças é amargo», a campanha foi desenvolvida para «recolher fundos para a construção de cinco escolas para crianças vítimas de trabalho infantil, muitas em campos de cacau da Costa do Marfim», explica um comunicado da organização. Todas as reações foram filmadas com câmaras ocultas, dando origem a um filme feito em conjunto com a produtora Krypton.

Através de exemplos reais, a Inspirit pretende «expor a esperança em oposição à miséria», inspirando «todos aqueles que querem ajudar». Por isso, no site da organização, os internautas podem conhecer a vida de cinco crianças de Marandallah, uma aldeia na Costa do Marfim onde o trabalho infantil é uma realidade. A página online conta com o «empenho e disponibilidade» do jornalista Bernando Mendonça, do fotógrafo Yves Callewaert e do fotojornalista Tiago Miranda, que estiveram em missão na Costa do Marfim.

Fátima Missionária

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