O diretor da revista “Civiltà Cattolica”, Pe. Antonio Spadaro, encontra-se em Buenos Aires, Argentina, para presidir a dois dias de estudos sobre o tema “Concílio Vaticano II na América Latina e as raízes do Papa Francisco”.
A iniciativa é promovida pela revista dos Jesuítas, Civiltà Cattolica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana e pelo Colégio Sacerdotal argentino.
A conferência inaugural foi pronunciada por Gusmán Carriquiry, Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina e velho amigo de Jorge Mario Bergoglio, que, em entrevista ao programa italiano da Rádio Vaticano, afirmou:
“A imagem da Igreja que o Papa Francisco prefere é a de Povo de Deus, presente no documento conciliar sobre a Igreja “Lumen Gentium”: o Povo de Deus, não apenas como autoconsciência teológica, mas também na sua consistência histórica, social e cultural. A imagem que o Papa traz em seu coração e que representa seu ministério petrino é a de um pastor que caminha com o seu povo. Trata-se de um povo que expressa sua proximidade a Deus e sua sede de transcendência, mediante suas expressões de piedade popular, sinal da inculturação da fé na vida e na história dos diversos povos. Eis o elemento do Concílio Vaticano II que caracteriza o testemunho e o ministério do Papa Francisco. Isto, depois, é expresso também no Documento de Aparecida, que abrange toda a experiência da Igreja na América Latina, composta de um povo cristão, que sofre pelas suas condições de pobreza. Eis a Igreja pobre para os pobres que o Papa Francisco se refere”. (MT)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/03/29/conc%C3%ADlio_vaticano_ii_na_am%C3%A9rica_latina_e_o_papa_francisco/bra-785969
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário