29/03/2014

Hora do Planeta: Hoje é dia de apagar as luzes!

Belo Horizonte foi eleita no Desafio das Cidades como a Capital Nacional da Hora do Planeta.
Belo Horizonte foi eleita a Capital Nacional da Hora do Planeta.

Com o slogan Use seu poder para salvar o planeta, a Hora do Planeta 2014 aposta no poder de mudança que cada um possui. Marcada para este sábado, 29 de março, das 20h30 às 21h30 (no seu fuso horário local), o movimento de apagar as luzes durante 60 minutos simboliza uma oportunidade de todos mostrarem o comprometimento com o meio ambiente.

Promovida pela organização ambientalista WWF-Brasil, a ação global chega à sua sexta edição no país e oitava no mundo. A campanha deste ano conta com embaixadores que estimulam a participação de governos, empresas e a população. Todos são convidados a demonstrar preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Capital nacional e global

Este ano, Belo Horizonte foi eleita no Desafio das Cidades como a Capital Nacional da Hora do Planeta. O concurso buscou identificar práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, com foco no investimento em fontes limpas de energia. A capital mineira se destacou, entre outros motivos, pela área de 923 mil m² de painéis de captação de energia solar.


Já a Cidade do Cabo, na África do Sul, conquistou o título de Capital Global da Hora do Planeta. A cidade foi reconhecida pela ambição e ações pioneiras no combate às mudanças climáticas com o esforço de aumentar a qualidade de vida dos seus cidadãos. Uma das medidas ousadas implantadas diz respeito a transição do atual sistema de energia dos combustíveis fósseis para energias renováveis.

Apoio à causa

Engajados com a causa ambiental, diversas personalidades brasileiras estão se envolvendo com a Hora do Planeta 2014. Nomes como a atriz Maria Fernanda Cândido e os atores Luis Miranda e Reynaldo Gianecchini, além do grupo Roupa Nova, ajudam a disseminar a mensagem da campanha e a engajar um número maior ainda de brasileiros.

Além de apagarem as luzes no sábado 29 de março, entre 20h30 e 21h30, eles literalmente vestem a camisa do movimento, ao divulgarem a campanha em seus canais de mídias sociais, posar para fotos, convidar seus seguidores para participar também e gravar spots de rádio.

A última edição da Hora do Planeta, em 2013, mobilizou 7 mil cidades de 154 países. No Brasil foram 113 cidades, chegando a mais de 627 monumentos artísticos, espaços públicos, prédios históricos, entre outros, que apagaram suas luzes em favor de um futuro sustentável.

Os atores Tainá Müller e Reynaldo Gianecchini aceitaram o convite do WWF-Brasil para se tornarem embaixadores oficiais da Hora do Planeta 2014 no país. "Já vivemos um limite de escassez de vários recursos - esse ano mesmo a questão da falta da água é um grande problema em boa parte do Brasil”, pondera Gianecchini.

Para Tainá, o importante é saber que “sempre há algo a fazer, só não podemos ter medo.” “De exigir, de fiscalizar, de brigar para evitar que se destrua o que é fundamental para manter a vida na Terra”, afirma a atriz. “É essa a consciência que pretendo ajudar a disseminar”.
Eco Desenvolvimento

Nenhum comentário :

Postar um comentário