20/04/2014

Páscoa: tempo de renovação na fé cristã

  domtotal.com

Segundo professor da Faje, data representa a crença na possibilidade de uma vida nova.

Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total
Em tempos de incertezas e desilusões da vida moderna, marcada pelo materialismo e pelo imediatismo, a celebração da Páscoa surge como uma fonte de esperança para todas as pessoas, cristãs e não cristãs. Trata-se do momento do ano em que renovamos nossa fé em uma vida nova, em uma vida em consonância com Deus e o amor ao próximo.

“Pode-se dizer que a Páscoa é um dos pilares da fé cristã, pois representa a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado. É quando  Jesus, depois passar por todas as provações, abraça a vida eterna, num gesto de obediência a Deus e amor à humanidade", explica o professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell, SJ, doutor em filosofia pela pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Para o cristão hoje, a ressurreição de Jesus significa renovação da esperança. "Por meio da comemoração da Páscoa, o cristão fortalece o sentimento de que a vida tem sentido e que a não termina simplesmente com a morte. É pelo exemplo de Cristo que fortalecemos nossa fé na vida, afastando a crença de ela não é totalmente cativada pela violência e pela injustiça”, destaca.

O professor destaca a importância de se renovar a fé nos dias de hoje. “É verdade que a experiência imediata nos confronta com as adversidades, como o egoísmo e a violência. Mas a crença na ressurreição faz com que o cristão veja também o lado positivo que existe na vida humana, por meio de exemplos de solidariedade e amor ao próximo. A força do exemplo de pessoas que se inspiram em Cristo também encontra fundamento na crença na ressurreição, uma vez que Ele retornou para uma vida melhor, após passar por adversidade", completa.
Redação Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário