Você sabia que a Rádio Vaticano, conhecida como a “Rádio do Papa”, foi inaugurada pelo Papa Pio XI, no dia 12 de fevereiro de 1931?
O Santo Padre encarregou Guilherme Marconi, que inventou o rádio, de construir uma estação de transmissão radiofônica para o novo Estado do Vaticano. E assim foi.
O conclave que elegeu Papa Pio XII já pôde ser comentado pela Rádio Vaticano em nove idiomas. Pouco tempo depois, começou a sentir-se a necessidade de transmissores mais potentes e uma rede de antenas direcionáveis, para duplicar os programas e as transmissões.
Nasceu então o Centro de Transmissão de Santa Maria de Galeria, inaugurado em 1957, pelo Papa Pio XII, permitindo assim a entrada das informações da Rádio Vaticano nos continentes da África, América Latina e Ásia.
Durante o pontificado de São João XXIII, foram transmitidas mais de três mil horas em 30 idiomas diversos. O Papa Paulo VI encorajou muito o crescimento dos programas informativos e formativos de qualidade e para isso, a Rádio Vaticano ganhou uma nova sede, o Palácio Pio, no início da Av. Conciliação, que é a sua atual sede.
Foi no pontificado do Papa Paulo VI que tiveram início as grandes viagens internacionais. Com isso a Rádio Vaticano tornou-se itinerante junto com o Pontífice, ampliando seus horizontes e suas relações internacionais.
A Rádio Vaticano teve a oportunidade de transmitir por Ondas Curtas e Médias; na década de 90, via Satélite e logo depois, via Internet. As produções dos programas passaram então da tecnologia analógica para digital.
Desde 2005, um grande número de emissoras retransmite os programas da Rádio Vaticano, atualmente em 44 idiomas, “permitindo assim aos ouvintes e internautas respirarem o sentido de universalidade, de empenho construtivo de paz inspirado no Evangelho de Cristo, do qual o mundo do terceiro milênio tem urgente necessidade”. Palavra do atual Diretor da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi.
(JO)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/05/19/como_nasceu_a_r%C3%A1dio_vaticano,_a_r%C3%A1dio_do_papa/bra-799124
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário