19/05/2014

Francisco: "Meu coração é um bailarino ou está fixo no Espírito Santo?"

Zenit
O cristão deve ter um coração fixo no Espírito Santo, não um coração "bailarino" que salta de um lado para o outro, afirmou hoje o Santo Padre na homilia da missa celebrada na Casa Santa Marta. Francisco concentrou as suas palavras na figura de São Paulo, que "foi capaz de evangelizar sem descanso porque o seu coração recebia firmeza do Espírito Santo".
O papa falou do binômio "movimento-firmeza" no coração dos cristãos, partindo da primeira leitura, em que podemos admirar o compromisso de São Paulo com a evangelização. O Apóstolo "tem o coração quieto, mas em contínuo movimento".
O Santo Padre recordou que Paulo vinha de Icônio, onde tinham tentado matá-lo, mas não se lamentava. Ele seguia em frente na evangelização na região da Licaônia e em nome do Senhor, curando um paralítico. Quando os pagãos viram o milagre, pensaram que Paulo e Bernabé, que o acompanhava, fossem Zeus e Hermes que teriam descido à terra. O papa explicou que não foi fácil para São Paulo convencê-los de que eram apenas homens. Estas "são as situações humanas em que Paulo vivia".
O pontífice afirmou que "nós vivemos muitas situações, todos nós; estamos no meio de tantas situações que nos levam de um lado para o outro. Mas pedimos a graça de manter o coração fixo, como o de Paulo: para não se lamentar dessa perseguição, ele foi procurar outra cidade; começou a pregar lá; curou um enfermo; viu que aquele homem tinha fé suficiente para ser curado; depois, acalmou aquela gente entusiasta que queria oferecer um sacrifício a eles; proclamou que só existe um Deus, usando a linguagem e a cultura deles. Mas ele foi fazendo uma coisa após a outra... E isto só pode ser fruto de um coração fixo", firme.
Francisco perguntou onde estava o coração de São Paulo para fazer tantas mudanças em tão pouco tempo e para ir ao encontro das várias situações de forma adequada. No Evangelho, Jesus nos diz que o Espírito Santo, enviado pelo Pai, nos "ensinará todas as coisas" e nos "recordará tudo" o que Ele tinha dito. O coração de Paulo "está fixo no Espírito Santo", que é o "presente que Jesus nos enviou". O pontífice destacou que todos nós, "se quisermos encontrar firmeza em nossa vida", temos que "ir até Ele. Ele está em nosso coração, nós o recebemos no batismo". O Espírito Santo, assegurou Francisco, "nos dará essa firmeza para seguirmos adiante na vida em meio a tantas situações". E Jesus nos diz duas coisas sobre o Espírito Santo: que Ele nos ensinará tudo e que nos recordará tudo. É precisamente isto o que acontece com Paulo. E é o Espírito Santo quem dá firmeza ao seu coração, observou o papa.
Francisco também matizou que, "com este exemplo, podemos hoje nos perguntar: como está o meu coração? É um coração que parece um bailarino, que salta de um lado para o outro, que parece uma borboleta, que está sempre em movimento? É um coração que se assusta diante das situações da vida e se esconde com medo de dar testemunho de Jesus Cristo? É um coração valente ou é um coração que tem muito medo e que sempre tenta se esconder? O nosso coração se preocupa com quê? Qual é o tesouro do nosso coração? É um coração fixo nas criaturas, nos problemas que todos temos? É um coração fixo nos deuses de todos os dias ou é um coração fixo no Espírito Santo?".
O papa afirmou que nos fará bem perguntar-nos onde está a firmeza do nosso coração, assim como lembrar-nos de tantas situações que vivemos todo dia: em casa, no trabalho, com os filhos, com quem vive conosco, com os companheiros de trabalho, com todos.
Francisco perguntou novamente: "Eu me deixo levar por cada uma dessas situações ou as enfrento com o coração fixo, com um coração que sabe onde está? O único que dá firmeza ao nosso coração é o Espírito Santo".
Ao terminar a homilia, o papa afirmou que "nos fará bem pensar que nós temos um belo dom, um dom que Jesus nos deu: esse Espírito de fortaleza, de conselho, que nos ajuda a seguir adiante nas situações de todos os dias". E nos convidou a fazer este exercício: "Perguntar-nos como está o nosso coração: está quieto ou não? E, se está quieto, onde é que ele se firma? Nas coisas ou no Espírito Santo?".
Fonte: www.zenit.org

Nenhum comentário :

Postar um comentário