Tudo pronto para a visita de três dias do Papa Francisco à Terra Santa, que se inicia neste sábado, 24. Com disse Francisco várias vezes, a viagem tem um caráter exclusivamente espiritual, e deve ser considerada uma peregrinação. Terra onde Jesus nasceu, a região é santa para as três religiões monoteístas, cuja convivência nem sempre é fácil.
Os católicos representam grande parte dos cristãos na Terra Santa.
Em Israel, equivalem a 67%, somados aos cristãos palestinos e diversas comunidades latinas (rito romano) de migrantes católicos, uma pequena comunidade católica latina (rito romano) hebraica e comunidades de migrantes do rito oriental (europeus orientais, indianos e africanos).
Na Palestina, os católicos chegam a 50% dos cristãos.
Na Jordânia, eles são aproximadamente 45% dos cristãos. Além disso, há grandes comunidades de trabalhadores imigrantes católicos romanos e outros grupos de católicos refugiados do Iraque e da Síria.
Nosso espaço de aprofundamento é dedicado à cobertura da imprensa sobre a peregrinação do Pontífice. Francisco chega sábado à Jordânia, e depois de uma passagem pela Palestina, vai também à Israel. Para nos falar sobre a realidade local, nós contatamos Cristiano Assunção, Diretor do Centro Franciscano de Multimídia em Jerusalém. Ouça clicando acima.
(CM)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/05/23/terra_santa:_3_religi%C3%B5es_monote%C3%ADstas_apresentadas_pela_m%C3%ADdia/bra-800982
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário