Faleceu na noite de segunda-feira, 12, aos 89 anos, o Cardeal Patriarca emérito de Veneza, Marco C’è. O atual Patriarca, Francesco Moraglia, os sacerdotes e diáconos, consagrados, consagradas e leigos da Diocese de Veneza anunciaram a morte, ocorrida às 20h15 no Hospital Santos João e Paulo. O cardeal estava internado desde 19 de março em consequência da fratura de um fêmur.
Na noite de Domingo de Ramos (13 de abril), pediu e recebeu de Dom Francesco Moraglia o sacramento da unção dos enfermos, e na noite de sua morte se confessou, recebendo a absolvição e a indulgência plenária.
Nesta terça-feira, 13, à noite, na Basílica Catedral de São Marcos, está programada a oração do Terço, presidida pelo Patriarca, que pede a todos os fiéis a oração de sufrágio.
Nascido na província de Cremona, Diocese de Crema, foi ordenado sacerdote em 1948 e nomeado bispo por Paulo VI em 1970. João Paulo II o fez Patriarca de Veneza em 1978 e Cardeal no ano seguinte.
Dom Marco C’è governou a diocese durante 23 anos, até 2002, quando começou a se dedicar plenamente à pastoral, de modo especial aos exercícios espirituais diocesanos.
Com sua morte, o colégio cardinalício fica composto por 119 cardeais eleitores e 96 não-eleitores (com mais de 80 anos), perfazendo um total de 215 cardeais.
(CM)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/05/13/veneza_perde_seu_patriarca_em%C3%A9rito/bra-798785
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário