23/06/2014

Cerimônias em outros idiomas atraem cearenses para igrejas

cerimôniasA fé remove fronteiras. A prova disso é que nas cidades-sedes da Copa do Mundo e, em especial, Fortaleza, é possível ouvir a palavra de Deus em espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, além, é claro, do português. A novidade tem atraído, principalmente, o próprio cearense.
Durante as cerimônias, as igrejas ficam lotadas, comprovando que a população aprovou. A dona de casa Maria do Socorro Portela diz que a ideia é excelente, sendo uma forma de confraternização. "É importante até porque se o turista que veio para a Copa do Mundo é católico, pode assistir a sua missa de domingo sem problemas", comenta.
A professora de francês Eulália Figueiredo diz que é uma maneira louvável de a Igreja fortalecer os vínculos com cristãos de várias partes. "O visitante estrangeiro vem para os jogos, mas tem a possibilidade de rezar, participar de uma missa rezada em seu idioma. É, sem dúvida, muito bom", aprova.
Para quem é brasileiro e não sabe nada do inglês, francês, italiano, espanhol e alemão, as cerimônias podem ser acompanhadas sem problemas. Os livrinhos da missa são bilíngues. No caso da missa deste domingo na São Vicente de Paulo, rezada em francês, o fiel teve a tradução em mãos. "Ou seja, se a pessoa não sabe o que significa 'Seigneur soit avec vous', basta ler do lado e sabe que é 'O Senhor esteja convosco', explica o pároco Raimundo Neto.
Na Igreja de Santa Edwirges, a cerimônia das 11h de ontem foi realizada em alemão. Houve quem compareceu apenas para ouvir a missa em outro idioma, como o universitário Matheus Acioly, 23, que estuda alemão há um ano e meio. "Eu nunca vim nessa igreja, é a primeira vez. Vim mesmo para ver a missa em alemão. Inclusive, eu pesquisei na internet para ficar mais fácil de acompanhar, para entender melhor a missa", conta.
Já a funcionária pública Lia Carvalho, frequentadora da igreja, estava ansiosa para assistir a missa em outro idioma. "Estou muito curiosa para ouvir o Pai Nosso em alemão. Sei que não vou entender nada, mas vou sentir tudo", afirmou.
A cerimônia foi presidida pelo padre Manfredo Araújo de Oliveira. Como a maioria do público não conhecia a língua, a missa foi ministrada também em português em alguns momentos.
Cultura da paz
A ideia, explica o coordenador da Pastoral de Turismo da Arquidiocese, padre Gilson Soares, é fortalecer a cultura da paz e a solidariedade entre os povos. Com isso, turistas de várias partes do mundo e brasileiros podem assistir as celebrações nessas línguas em nove paróquias da Capital, às 7h, 11h30 e 19h.
A programação deste domingo foi diversificada e teve celebrações na Catedral (em inglês) e igrejas de Santa Edwiges (alemão), São Vicente de Paula (francês), São Benedito (espanhol) e São Pedro, no Mucuripe (alemão). Além dessas, também tem programação nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Santa Luzia, Nossa Senhora da Saúde (Mucuripe) e Cristo Rei.
Globalização
Segundo o padre Raimundo Neto, da Igreja de São Vicente de Paulo, a programação recomendada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está em consonância com a modernidade. "A missa em cinco idiomas vem ao encontro de um mundo globalizado, onde no jogo da vida todos devem ser vitoriosos", afirma.
Na Paróquia de São Vicente, a novidade já deu resultados. De acordo com o padre Neto, a pedido da própria comunidade, serão realizadas missas em francês e inglês na capelinha, sempre às 18h e 19h. "É uma prova de que o brasileiro, em particular, o cearense, gosta de integração, de receber bem as pessoas de todos os países", avalia.
Programação
Terça-feira (24)
Missas às 11h
Em inglês: Catedral Metropolitana
Em espanhol: Igreja Santa Edwiges
Sexta-feira (29)
Missas às 19h
Em inglês: Igreja São Vicente de Paulo
Em espanhol: Igreja Nossa Senhora da Saúde
Em espanhol: Igreja Nossa Senhora do Carmo
Em italiano: Igreja Santa Luzia
Quarta-feira (4)
Missas às 11h
Em inglês: Igreja Catedral
Em espanhol: Igreja Cristo Rei
Em italiano: Igreja Nossa Senhora do Carmo
Em francês: Igreja São Vicente de Paulo
Em espanhol: Igreja São Benedito
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário