17/06/2014

Francisco na missa matutina: "Única saída para os corruptos é o arrependimento"


domingo, 22 de junho de 2014

Livro do Pe. Geovane: Francisco, Um sinal para o mundo

Páginas: 112
Editora: Graphcolor
R$ 15 reais
ISBN: 9788561831387
Vendas na Paróquia Santo Afonso (Igreja Redonda) - Parquelândia, 
na livraria da Faculdade Católica e no Carmelo Santa Teresinha,  próximo ao CEU.
Venda também pelos telefones: 85 32238785 - 99811056 e Redes Sociais
Comentários:
Gilmaíse Mendes, Pe. Camilo Pauletti, Prof. Sérgio Lopes, Prof. Valdênia Carvalho e Juliano Paiva (jornalista).

Gilmaíse Mendes*
Inesgotável e rica a abordagem do Padre Geovane a respeito de Jorge Mário Bergoglio, o novo Sumo Pontífice que vem evangelizando com sua palavra transformadora, sacudindo a Igreja que parecia adormecida. Padre Geovane no alvor de sua juventude surge como autêntico blogueiro e pastor das letras.  É um escritor de escol, moderno que, sempre atento à sua missão de divulgar a boa nova, traz a lume seu sétimo livro, desta vez enfocando esse fato histórico em que o novo representante de Cristo na terra vem dia a dia impressionando os adeptos dos mais diversos credos com sua linguagem de amor, compreensão, harmonia entre os povos de boa vontade. O título escolhido é muito significativo: Francisco, um Sinal para o Mundo
.*É escritora, juíza de direito e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza.
Padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Brasília - DF
Pe. Geovane, parabéns pela iniciativa de valorizar nosso querido Papa. De modo geral quem ama e vive o Evangelho, está feliz com o testemunho de Francisco. Rezamos para que Deus o mantenha assim neste caminho de renovação e transformação da nossa Igreja. abraços.
Com a esposa Natalina, igreja matriz
de Guaramiranga/abril/2008
Prof. Sérgio Lopes c/ 
Pe. Geovane Saraiva,
em Guaramiranga - CE,  na 
ocasião de sua visita/abril /2008
Prof. Sérgio Lopes - de Maringá - PR
Olá nosso caro amigo Pe. Geovane,
Vejo que continua firme no seu propósito de evangelizar também pelas letras. Parabéns por mais uma obra publicada: "Francisco, um sinal para o mundo", ao abordar pelo tema e personagem escolhido, com o vigor de sua sensibilidade profética, bem como seu não indiferentismo diante da dor  e sofrimento humana, no lançamento de mais um significativo livro de sua autoria sobre o querido Papa Francisco.
Ficamos contentes em receber suas boas notícias. Desejamos-lhe mais e mais sucesso como escritor e evangelizador.
Um grande abraço,
Natalina e Sergio*, Natasha, Talita e Júnior.
*Colega do seminário  menor de Campo Mourão - PR e Professor e doutor em economia pela Universidade de Córdoba - Argentina.

Palavras da Dra. Gilmaíse Mendes, ao receber o livro:
Padre Geovane - seu livro ficou excelente. Tudo... A capa, o título, toda a seleção de textos, tudo mesmo. Muito grata pelos elogios, todos fazem parte de sua lente de aumento a ver excelência nas pessoas mais simples. Fico até encabulada ... Acredita que procurei seus telefones e não encontrei? Queria agradecer na mesma horinha como dizem nossos cearenses. Paz e luz.  


Valdênia Geralda de CarvalhoDe Belo Horizonte MG:
Querido Pe. Geovane,
Bom dia!
Agradeço-lhe imensamente pelo  belíssimo mimo que me enviou, o qual muito me enaltece e traz alegria.
Saiba que  o lerei com carinho, como também farei questão de  divulgarei a obra, "Francisco, um sinal para o mundo".
Parabéns pela relevante produção literária!
Que Deus proteja o nosso Brasil nessa Copa!
Um forte abraço.
Valdênia Geralda de Carvalho
Diretora Administrativo-Financeira / Professora/Advogada
[Escola Superior Dom Helder Câmara] 

Juliano PaivaOlá Geovane, bom dia!
Muito obrigado pelo presente do seu livro, "Francisco, um sinal para o mundo", sobre a froça da figurana do Papa Francisco, o qual se apresenta generosamente como um referencial e exemplo; um contraponto neste mundo contraditório.
Grande abraço!
Juliano Paiva
Dom Total .com
Editor · Belo Horizonte - De 2007 até o momento
Diários Associados
Repórter · Belo Horizonte - 2005 até 2007
UFMG
Belo Horizonte - MG

Juracy MendonçaJuracy Mendonça, Jornalista de Fortaleza - CE:
O padre Geovane Saraiva, titular da Paróquia de Santo Afonso (Parquelândia), e escritor, dos bons, está lançando mais um livro, intitulado "Francisco, um sinal para o mundo", contando um pouco da história de Jorge Mário Bergoglio, sacerdote que ocupa atualmente o mais alto cargo da Igreja Católica no mundo inteiro, com o nome de Papa Francisco.

Parabéns ao padre Geovane, que, sempre atento à sua missão de divulgar a boa nova, traz a lume seu sétimo livro, desta vez enfocando esse fato histórico em que o novo representante de Cristo na terra vem dia a dia impressionando os adeptos dos mais diversos credos com sua linguagem de amor, compreensão e harmonia entre os homens e mulheres de boa vontade. — com Geovane 
Saraiva.




Leitura para as férias!!! Eis o livro do Pe. Geovane Saraiva

Por Victor F. S. Calabria*
 Interessados, já estão disponíveis na Paroquia Santo Afonso os exemplares do mais novo livro do padre Geovane Saraiva! Pelo pouco que pude observar, trata-se de uma leitura muito fluida e interessante acerca de nosso estimado Papa. Aproveitem!

*Graduado em Letras c/ hab. Port./Ita. (UFC)
Bolsista de Iniciação Científica - FUNCAP/UFC
Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada - Gepla/UFC
Contato: (85) 8690-4430 / (85) 99455345
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4495771P0 

...iuhuuuuuuu !!! Obrigado Padre Geovane Saraiva!!! Seu livro é espetacular... é um sinal de Deus!!! — se sentindo abençoado.










Francisco, um sinal para o mundo

 Livro do Pe. Geovane Saraiva 

sábado, 21 de junho de 2014

Padre Geovane Saraiva em entrevista no programa Domingo Brasileiro

                                    

Pe. Geovane Saraiva foi entrevistado por Lúcio Brasileiro,
Sobre Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de junho de 2014

Ardor e zelo do Papa Francisco

Padre Geovane Saraiva*

Na sua reflexão para a Solenidade da Santíssima Trindade deste ano de 2014, Padre César Augusto dos Santos sj, lá do Vaticano, concluiu assim: “Filipe, quem me vê, vê o Pai. Dirijamo-nos ao Deus de Amor, a esse Deus que, por amor, rasgou seu coração, e sintamos a plenitude de seu querer bem a nós. Se o mandamento se resume em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, do mesmo modo como Ele nos amou, saibamos que antes de tudo o Senhor não só nos criou, mas, por amor a nós, se entregou até a morte”.

É o que percebemos no nosso querido Papa Francisco, com seu coração rasgado e sangrando de amor, quando sente uma profunda compaixão pelos jovens e idosos, nesta bela afirmação: "Ao descartar os jovens e os idosos, se descarta o futuro de um povo, porque os jovens vão seguir com força para frente e porque os idosos nos dão a sabedoria, têm a memória deste povo e devem passá-la aos jovens".

Diante das palavras proféticas do Romano Pontífice, me vem na mente e no coração os discípulos de Emaús, tomados de sensibilidade, ao anunciar a boa notícia aos amigos: “O Senhor está vivo! Nós o vimos! Ele nos falou das Escrituras e comeu o pão conosco. Nosso coração ardia pelo caminho” (cf. Lc 24, 13-35). O coração deles ardia, consumia-se em chamas, sangrava e inflamava-se de amor, porque ele é eterno e nele está o sentido da vida, causando-lhes profundas alegrias e motivações.

Sabemos que o centro da história está na vinda do Filho de Deus ao mundo; história esta que se divide em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo.  Neste sentido, a encarnação do Verbo marcou o fim de uma nova era e o começo de uma nova e que, neste teatro da vida, a humanidade peregrina na história, confiada no absoluto de Deus, em meio às coisas passageiras, se põe a caminho na direção do definitivo. É importante perceber uma nítida preocupação do Santo Padre, no sentido de sensibilizar a criatura humana, através de sua profecia de importância incomensurável: "No centro de todo sistema econômico deve estar o homem, o homem e a mulher, e tudo o mais deve estar a serviço deste homem. Mas nós colocamos o dinheiro no centro, o deus dinheiro. Caímos em um pecado de idolatria".

Deus se revela nas mais diversificadas constâncias da vida, assim como se revelou e se manifestou ao profeta Elias, o qual cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada de uma gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia, Elias? Ele respondeu: Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus todo poderoso (cf. 1Rs 19, 13-14). Este acontecimento bíblico faz-nos associar ao Papa Francisco, no seu coração sensível e grandioso, ao afirmar com força (13/06/2014), no jornal "La Vanguardia": "A economia se move pelo afã de ter mais e, paradoxalmente, se alimenta uma cultura do descarte. Os jovens são descartados quando se limita a natalidade. Os idosos também são descartados porque não servem mais, não produzem".

O bispo de Roma voltou a criticar a economia como descarte, dizendo: "Alguém me disse que 75 milhões de europeus com menos de 25 anos estão desempregados. É uma barbaridade. Mas descartamos toda uma geração por manter um sistema econômico que não se aguenta mais". Ademais, Francisco demonstra sinais evidentes de que está preocupado com o desemprego entre os jovens, seja na Europa ou em qualquer parte de todo o planeta.

Deus abençoe e encoraje sempre mais o Papa Francisco, ele que acabou de afirmar: "sou um Papa com o coração de pároco", impulsionando o sonho de uma Igreja mobilizada e mobilizadora, na salutar luta em favor da ética mundial e contra as injustiças, sem jamais esquecer todo seu enorme esforço em favor da concórdia e da paz, concretizada na sua visita à Terra Santa e em seguida, transformando o Vaticano na Casa da Paz.

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, colunista, blogueiro, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso -geovanesaraiva@gmail.com

Final de 'Game of thrones' atrai 7,1 milhões de telespectadores nos EUA

Último episódio da quarta temporada foi exibido no domingo (15).
Série é a mais vista na história da HBO, segundo o próprio canal.

Da Reuters
Cena de 'The children', décimo episódio da quarta temporada de 'Game of Thrones' (Foto: Divulgação)Cena de 'The children', décimo episódio da quarta temporada de 'Game of thrones' (Foto: Divulgação)
O sangrento final da quarta temporada da série "Game of thrones", da HBO, teve uma audiência de 7,1 milhões de telespectadores nos EUA, afirmou a emissora nesta segunda-feira (16), superando as 5,4 milhões do último episódio da temporada passada.
O episódio "The children", transmitido domingo, acabou com muitos dos seus personagens principais tomando decisões importantes que marcarão o seu caminho para a próxima temporada, enquanto outros morreram.
A HBO disse que o programa teve uma audiência que somou 9,3 milhões de telespectadores considerando transmissões ao vivo e repetições. O canal a cabo, propriedade da Time Warner, ainda não divulgou a audiência total, que inclui os vídeos pagos e a transmissão móvel.
O programa superou "Família Soprano" para se tornar o seriado mais popular da história da HBO. O capítulo de estreia da quarta temporada foi visto por 6,6 milhões de telespectadores.
"Game of thrones" é uma série medieval baseada nos livros do escritor George R.R. Martin sobre famílias de ficção que lutam pelo controle de uma terra mítica, Westeros.

Em Fortaleza, torcida do México faz festa e provoca: "Vai chorar o Neymar"

Grupo se reuniu em frente ao hotel da El Tri na véspera de confronto com o 
Brasil para apoiar a seleção. Atacante brasileiro foi lembrado com "carinho"

Por Fortaleza
 
Os mexicanos fazem parte do grupo de visitantes mais empolgados nesta Copa do Mundo. E para incentivar a seleção de seu país, os torcedores se reuniram na frente do hotel da equipe na noite desta segunda-feira em Fortaleza, onde fizeram uma grande festa na véspera do jogo contra o Brasil. No repertório musical, canções de apoio e provocações a Neymar.
Um dos cantos entoados pela multidão mexicana “homenageava” o atacante brasileiro ao dizer: “Amanhã vai chorar o Neymar", com direito a um palavrão na letra. 
Brasil e México jogam nesta terça-feira às 16h (horário de Brasília) no Castelão, na capital cearense. Esta será a segunda partida das duas seleções que estão no Grupo A do Mundial.
torcida mexico em frente ao hotel (Foto: Cassius Leitão)Torcida mexicana se concentra em frente ao hotel da seleção em Fortaleza  (Foto: Cassius Leitão)
torcida mexico em frente ao hotel (Foto: Cassius Leitão)Mexicanos se aglomeram para festejar, incentivar a El Tri e provocar Neymar com cantos (Foto: Cassius Leitão)
torcida mexico em frente ao hotel (Foto: Cassius Leitão)Duelo da tequila contra a cachaça, pelo Grupo A, acontece nesta terça-feira no Castelão (Foto: Cassius Leitão)

Novela mexicana ou jogador mexicano?


Felipão mantém Ramires na vaga de Hulk

Submetido a exames, atacante do Zenit não participa de atividade, na qual Neymar acerta bolada sem querer na cabeça de Fred, e o atacante do Fluminense dá o troco

Por Fortaleza, CE
 
Até o último domingo, os brasileiros tinham uma certeza: os 11 titulares de Scolari. Nesta segunda-feira, porém, as coisas mudaram. Com Hulkpoupado do treino por conta de dores na coxa, Felipão manteve a alteração que fez no domingo, na Granja Comary, e escalou o volante Ramires na vaga do atacante. Os jornalistas só tiveram acesso aos primeiros 15 minutos da atividade, enquanto os atletas se aqueciam. Além do jogador do Chelsea, outros aparecem como opções, como Willian e Bernard.
Aconteceram duas cenas curiosas durante o tempo em que o reconhecimento do gramado pôde ser observado  pelos jornalistas. Primeiro, Neymar acertou uma bolada em cheio na cabeça de Fred quando trocava passes com Daniel Alves. Menos mal que o chute não foi dos mais fortes. Depois, o atacante do Fluminense deu o troco, jogando para longe a bola com que o camisa 10 da Seleção e o lateral faziam exercícios no gramado (assista aos lances no vídeo acima).
Ramire e Luiz Gustavo Treino Brasil (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)Ramires e Luiz Gustavo no treino do Brasil em Fortaleza (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)


Pela manhã, Hulk foi submetido a exames de imagem na coxa esquerda em uma clínica da capital cearense e, segundo o departamento médico da CBF, não foi constatada lesão. Em coletiva de imprensa antes do treino, Felipão reconheceu que o atacante não treina nesta segunda porque está sem condições. 

Nesta terça, a Seleção enfrenta o México, às 16h (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo. As duas equipes lideram a chave, com três pontos, mas o Brasil tem vantagem pelo saldo de gols (dois contra um). O GloboEsporte.com, a TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo, e o site acompanha também em Tempo Real.
Neymar treino Brasil (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)Neymar faz um passe no treino do Brasil no Castelão (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)

Papa Francisco encontra membros do Conselho Superior da Magistratura Italiana no Vaticano


2014-06-17 13:03:03 
A+ A- imprimir


Cidade do Vaticano - (RV) - O Papa Francisco recebeu nesta terça-feira, 17, na Sala Clementina, no Vaticano, 280 membros do Conselho Superior da Magistratura Italiana. O encontro havia sido transferido do último dia 9 de junho. O Pontífice iniciou pedindo desculpas por ter cancelado o encontro naquela data, mas justificou que estava com febre e não se sentia bem. O Pontífice disse que a tarefa confiada a eles a serviço da nação é fundamental para o bom funcionamento de um setor vital da convivência social. "Portanto, desejo expressar-vos a minha estima e o meu encorajamento pela vossa atividade e para as pessoas envolvidas neste setor, com consciência limpa e com profundo senso de responsabilidade jurídica e cívica.”

O Santo Padre enalteceu os aspectos éticos que envolvem a profissão de juiz e a necessidade de objetividade e prudência. “Gostaria de concentrar-me no aspecto ético que o ofício do magistrado encarna. Em cada país, as normas jurídicas são destinadas a tutelar a liberdade e a independência do juiz, de modo que possa cumprir com as necessárias garantias de seu importante e delicado trabalho. Isto vos coloca em uma posição de particular relevo para responder de forma adequada ao encargo que a sociedade vos confia, para manter uma imparcialidade sempre inconfundível; para discernir com objetividade e prudência, baseando-se unicamente na justa norma jurídica e, sobretudo, para responder à voz de uma consciência infalível, alicerçada sobre valores fundamentais,” afirmou o Papa Francisco.

Ele também disse que “a independência do magistrado e a objetividade do julgamento necessitam de uma atenta e pontual aplicação das leis vigentes. A certeza do direito e o equilíbrio dos diversos poderes de uma sociedade democrática são resumidos no princípio da legalidade através da qual o juiz opera.”

Papa Francisco seguiu com seu discurso, enaltecendo as principais qualidades que um magistrado deve ter e a importância de seu papel na sociedade. “Do julgamento dependem decisões que, não somente incidem sobre os direitos e sobre os bens dos cidadãos, mas que se relacionam com sua própria existência. Como conseqüência, o juiz, de todos os níveis, deve possuir qualidades intelectuais, psicológicas e morais que dão garantia de confiança para uma função tão relevante. Entre todas as qualidades, aquela dominante e diria específica do magistrado, é a prudência: é uma virtude que inclina a ponderar com serenidade as razões de direito e de fato que devem estar na base do julgamento. Terá mais prudência se tiver um elevado equilíbrio interior, capaz de dominar as pressões provenientes do próprio caráter, das próprias visões pessoais, das próprias convicções ideológicas,” afirmou.

Na conclusão de sua fala, o Santo Padre disse os juízes devem se esforçar para ser um exemplo de integridade moral. Palavras do Papa Francisco: “A sociedade italiana espera muito da magistratura, especialmente neste atual contexto caracterizado, entre outros, por um empobrecimento dos valores e pela evolução democrática. É vosso compromisso não desiludir as legítimas expectativas das pessoas. Esforçai-vos para ser sempre mais um exemplo de integridade moral a toda sociedade. Não vos faltem ensinamentos e modelos de grandes valores para vos inspirar. Desejo mencionar a importante figura de Vittorio Bachelet, que guiou o Conselho Superior da Magistratura em tempos de grandes dificuldades e foi vítima da violência dos chamados “anos de chumbo”; e aquela de Rosário Livatino, morto pela máfia, cuja a causa de beatificação está em curso. Eles ofereceram um testemunho exemplar do estilo próprio da fé de leigos cristãos: leais às instituições, abertos ao diálogo, firmes e corajosos na defesa da justiça e da dignidade da pessoa humana,” concluiu o Papa. (EF)



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/06/17/papa_francisco_encontra_membros_do_conselho_superior_da_magistratura/bra-807452
do site da Rádio Vaticano 

Visita de Francisco ao cárcere de Cassano será 'estritamente privada'

RealAudioMP3 
Cassano allo Jonio (RV) – Prosseguem os preparativos para a visita que o Papa fará no próximo sábado, 21, à Diocese de Cassano allo Jonio, no sul da Itália. Nesta segunda-feira, 16, foi realizada a visita de inspeção ao cárcere de Castrovillari, onde o Santo Padre encontrará funcionários, suas famílias e, depois, de forma privada, os detentos. Na visita reservada não será admitida a presença de ninguém além da segurança, da delegação do Papa e de poucos jornalistas.

O evento terá duas fases. Na primeira, chegarão à prisão os homens da ‘Gendarmaria’ vaticana com um helicóptero. A seguir, pousará o helicóptero com o Pontífice. Duas crianças o acolherão na pista, ao lado do bispo de Cassano, Dom Nunzio Galantino. No local, haverá a máxima segurança. “Graças à generosidade e ao esforço de tantos leigos e sacerdotes, os preparativos estão indo bem. A visita de Francisco será pastoral, à toda a Igreja e a seus integrantes. Certamente, a palavra do Papa, como a Palavra de Deus, será eficaz se encontrar os corações abertos e pessoas disponíveis. Se nos deixarmos tocar pela beleza, pela força e pelo entusiasmo de Francisco, nos transformaremos”, disse o bispo.

Segundo o programa oficial, a passagem de Francisco pelo cárcere de Castrovillari será a primeira etapa da visita pastoral. Nesta prisão, estão detidos os familiares do menino Cocó, morto com o avô, queimados dentro de um carro, meses atrás, nesta região italiana. Papa Francisco condenou este crime da 'máfia' local durante a oração mariana do Angelus de 26 de janeiro passado.

Depois do cárcere, ainda de helicóptero, Francisco irá ao estádio municipal “Pietro Toscano” para uma breve cerimônia de acolhimento, e dali, seguirá para o centro de terapias paliativas para doentes em fase terminal “San Giuseppe Moscati”. Ao meio dia, o Papa atravessará a cidade de carro e irá à Catedral, para um encontro confidencial com o clero diocesano. Às 13h, almoçará com os pobres da Caritas e os jovens com deficiências no seminário diocesano. Depois fará uma visita aos idosos do Asilo “Casa Serena”.

Na sequência, irá à esplanada de Sibari de papamóvel aberto, para saudar a multidão de fiéis que já fizeram pedido de ‘passes’ (gratuitos). Naquela área, celebrará a missa às 16h30 e partirá para o Vaticano às 18h.

A RV transmitirá a missa ao vivo, com comentários em português, a partir das 10h50 (horário de Brasília).
(CM)
Rádio Vaticano 


Cidade do Vaticano (RV) – “O corrupto irrita Deus e faz o povo pecar”, disse o Papa, que na missa celebrada na Casa Santa Marta, terça-feira, 17, voltou a falar sobre o martírio de Nabot, narrado no primeiro Livro dos Reis. Francisco reiterou que “para os corruptos, existe só uma saída: pedir perdão para não serem amaldiçoados por Deus”.

Quando alguém entra no caminho da corrupção, “rouba a vida, usurpa e se vende”. Papa Francisco voltou a denunciar com firmeza a corrupção inspirando-se na leitura do dia, centrada no assassínio de Nabot a mando do rei Acab, que invadiu a sua vinha. O Profeta Elias, observou o Pontífice, diz que o corrupto Acab “se vendeu”. “Como se tivesse deixado de ser uma pessoa e se transformado numa mercadoria, num negócio de compra e venda”.

Esta é a definição: uma mercadoria! O que fará o Senhor com os corruptos... Ontem, dissemos que existem três tipos de corrupção: a política, a dos negócios e a eclesiástica. Todos os três fazem mal aos inocentes e aos pobres, porque são eles que pagam a festa dos corruptos! A eles vai a conta. O Senhor diz claramente o que fará: “Farei cair sobre ti a desgraça; varrerei a tua raça, exterminarei os varões da casa de Acab, ligados ou livres em Israel".

"O corrupto - prossegue - irrita Deus e faz pecar o povo!” Jesus disse isso claramente: aquele que “faz escândalo é melhor que se jogue no mar”, o corrupto “escandaliza a sociedade, escandaliza o povo de Deus”. O Senhor anuncia então a punição para os corruptos “porque escandalizam, porque exploram aqueles que não podem se defender, escravizam”: “As aves do céu vão devorar você”. O corrupto, continua Francisco, se vende para fazer o mal, mas ele não sabe: ele acredita que se vende para ter mais dinheiro, mais poder”. Mas, insiste o Papa, na verdade, “se vende para fazer o mal, para matar”. Por isso, adverte: “Quando dizemos: ‘Este homem é um corrupto; essa mulher é uma corrupta... Mas vamos parar um pouco’: ‘Você tem prova disso?” Porque, evidencia o Papa, “dizer a uma pessoa que é um corrupto ou uma corrupta, é dizer isso: “é dizer que está condenada, é dizer que o Senhor a mandou embora”:

“São traidores e corruptos, mas são muito mais. A primeira coisa na definição de corrupto é alguém que rouba, que mata. A segunda coisa: o que cabe aos corruptos? Esta é a maldição de Deus, porque exploraram os inocentes, aqueles que não podem se defender e fizeram isso com luvas, à distância, sem sujar as mãos. A terceira coisa: há uma saída, uma porta de saída para os corruptos? Sim! ‘Quando ouviu estas palavras, Acab rasgou suas vestes, pôs um saco sobre seu corpo, e jejuou. Ele se deitava com o saco, e caminhava com a cabeça baixa. Começou a fazer penitência”.

Isso, destaca o Papa, “é a porta de saída para os corruptos, para os políticos corruptos, para os empresários corruptos e para os eclesiásticos corruptos: pedir perdão!”. E acrescenta, “o Senhor gosta disso”. O Senhor “perdoa, mas perdoa quando os corruptos” fazem “o que fez Zaqueu: ‘Eu roubei, Senhor! Vou dar quatro vezes o que eu roubei!”

“Quando lemos nos jornais que este é corrupto, que aquele outro é um corrupto, que praticou aquele ato de corrupção, e que a propina vai daqui, vai de lá, e lemos também muitas coisas sobre alguns prelados. Como cristãos, nosso dever é pedir perdão por eles e que o Senhor lhes conceda a graça de arrependerem-se, que eles não morram com o coração corrupto ... "

“Condenar os corruptos, sim”, concluiu o Papa, “pedir a graça para não se tornar corruptos, sim!” e “também rezar pela conversão deles”! (CM-SP)
Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário