domtotal.com
Lisboa - A próxima encíclica do papa Francisco será sobre o meio ambiente. Foi o que confirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, citado pela agência Ecclesia, à margem do encontro de assessores de imprensa e porta-vozes do episcopado europeu que concluída no último sábado (14), em Lisboa.
A preocupação do papa Francisco com a salvaguarda da Criação sempre esteve presente nos seus pronunciamentos e mensagens desde o início do seu pontificado. A perspectiva de uma Encíclica sobre o tema, no entanto, ficou mais evidente em 24 de janeiro do corrente, quando o pontífice recebeu em audiência o presidente francês François Hollande.
Após a audiência privada com o papa, que durou 35 minutos, o Hollande participou de uma coletiva de imprensa, onde revelou o teor dos colóquios com o Pontífice. Em relação ao Tratado sobre o Meio Ambiente, ele comentou que o papa Francisco sentenciou: “Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca, se não é cuidada”. “Trabalhemos – acrescentou – para que a Conferência sobre o Clima de 2015 tenha um bom êxito”.
Naquela ocasião, padre Lombardi já havia declarado que o papa trabalhava no projeto de um texto sobre temas da ecologia. “A perspectiva é de uma Encíclica. Mas atualmente se trata de um projeto, em estado ainda inicial, de forma que é prematuro fazer previsões sobre tempos de uma possível publicação. Em todo o caso, é importante observar que o papa Francisco pretende dar um particular destaque ao tema da "ecologia do homem", afirmou na época.
Em abril deste ano, o bispo do Xingu, Dom Erwin Kräutler, havia adiantado à RV de que iria colaborar com o papa na redação da próxima encíclica sobre os pobres e a custódia da Criação. O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, Dom Cláudio Hummes, afirmou, por sua vez, que “todos vemos a necessidade de um documento sobre o ambiente”.
Neste sentido, o cuidado com a Criação e temas voltados ao meio-ambiente tem estado na pauta de diversos encontros, mesmo informais, realizados pelo papa Francisco, que vem sendo assessorado de diversas maneiras. Reflexões, cartas de ecologistas e professores que se preocupam realmente com a defesa do meio-ambiente foram enviadas ao papa, afirmou o ativista argentino Gustavo Vera. “Sei que o papa recebeu tudo e gostou”, observou.
“A questão do planeta como casa da humanidade, a ecologia centrada no ser humano... serão temas chaves, e acredito que o papa esteja trabalhando neles”, afirmou.
SIR
Nenhum comentário :
Postar um comentário