17/06/2014

Justiça ordena que BP mantenha indenizações

  domtotal.com

Corte desconsiderou o recurso interposto pelo grupo britânico contra decisões de cortes.

Washington - A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que a gigante petroleira BP deve manter o pagamento das indenizações a todos os demandantes pelos danos relacionados com o vazamento de petróleo de 2010 no Golfo do México.
Sem fazer outro comentário, a máxima instância do tribunal americano recusou-se a suspender a obrigação de a BP de cancelar bilhões de dólares aos habitantes e empresas afetados pela explosão da plataforma Deepwater Horizon.
A Corte desconsiderou o recurso interposto pelo grupo britânico contra decisões de cortes inferiores de março e maio, que já tinham confirmado os termos da sentença do julgamento de 2012.
Segundo a BP, esta sentença os obriga a indenizar as empresas por prejuízos que não tiveram qualquer vínculo com a maré negra ou que aconteceram antes da catástrofe.
"Nenhuma empresa aceitaria reembolsar perdas pelas quais não é responsável e a BP não tem a intenção de fazê-lo no âmbito desta decisão", afirmou a gigante do petróleo.
A companhia de petróleo considera que os juízes usaram um critério muito amplo para definir quais empresas eram suscetíveis de se beneficiar de uma demanda coletiva.
O vazamento que se seguiu à explosão e ao incêndio da plataforma, em abril de 2010, foi de 4,9 milhões de barris de petróleo e afetou seriamente o ecossistema e a atividade econômica na região do Golfo, que abrange Louisiana, Mississippi, Alabama, Texas e Flórida.
Ao admitir a culpa no vazamento, a BP chegou a um acordo que obrigou a empresa a pagar ao governo US$ 4,5 bilhões para encerrar as acusações criminais sobre o caso.
A companhia também concordou em pagar cerca de US$ 7,8 bilhões por danos sofridos por empresas e pessoas físicas.
AFP

Nenhum comentário :

Postar um comentário