19/06/2014

Paraísos tropicais do Ceará

Canoa QuebradaFalésias avermelhadas e imponentes se estendem ao longo da maior parte da costa, desde Aquiraz até a divisa com o Rio Grande do Norte. Dunas brancas convidam à contemplação e passeios de buggy. O sol brilha quase o ano inteiro e o mar de águas límpidas convoca para banhos revigorantes.
O cenário se completa com lagoas à beira-mar, rede hoteleira qualificada e a riqueza do artesanato. Assim é a Costa do Sol Nascente do Ceará, um roteiro perfeito para férias e curtição do tempo livre em qualquer época do ano.
Das praias apontadas pelo guia, cinco estão no litoral Leste. São destinos onde o visitante relaxa, degusta delícias da culinária local e faz incríveis passeios. As praias agradam a cearenses e turistas que adoram desbravar o litoral cearense e não abrem mão do binômio sol e mar. Porto das Dunas, Águas Belas, Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada foram as eleitas como paraísos tropicais da Costa Leste.
Experimente! Permita-se ser feliz! Você vai adorar a Costa do Sol Nascente, apontam os jurados do guia. Cada uma das praias escolhidas têm suas particularidades. Mas, a certeza de encontrar belezas de encher os olhos, revigorar corpo e mente e cativar o coração é unanimidade. São destinos cheios de vida, onde não faltam opções de lazer, entretenimento e boa gastronomia.
Beach Park
O Porto das Dunas fica no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na praia, o destaque é o Beach Park, complexo que abriga o Aqua Park, com brinquedos que elevam a adrenalina. A vasta oferta de acomodações - resorts, hotéis, pousadas e casas de veraneio disponíveis para aluguel -, além de restaurantes, garantem a estada com conforto e comodidade no lugar.
Águas Belas pertence ao município de Cascavel e fica a 70 quilômetros de Fortaleza. Por anos desconhecida no mapa turístico cearense, ganhou notoriedade a partir dos investimentos em infraestrutura para acolher os visitantes apaixonados por destinos tranquilos e dotados de belezas naturais, a exemplo do eterno encontro do Rio Mal Cozinhado com o Atlântico em meio às formações de dunas brancas. Piscinas naturais que se formam na maré baixa convidam ao banho. Passeios de buggy entre dunas e falésias, esportes náuticos em maré alta e a pesca esportiva são outras pedidas na praia, que também oferece saborosos pratos à base de frutos do mar em barracas bem estruturadas.
Um labirinto entre falésias de areias coloridas é o principal atrativo turístico de Morro Branco, praia de Beberibe - a 85 quilômetros de Fortaleza - famosa por ser cenário de diversos filmes e novelas e por exportar para o mundo afora as garrafinhas de areias coloridas, que os visitantes podem conferir ao vivo sua execução. Passeios de buggy e de jangada são oferecidos no lugar, que conta com uma boa oferta de barracas de praia e restaurantes especializados em frutos do mar.
Bicas de água doce
Vizinha a Morro Branco fica a Praia das Fontes. Também em Beberibe e situada a 90 quilômetros da capital, a abriga encantos naturais como bicas de água doce, fontes, cavernas e falésias avermelhadas de formas variadas que atiçam a imaginação de quem visita o destino. A praia conta com rede hoteleira de alto padrão, incluindo resort integrado à paisagem e parque aquático. Passeios de buggy propiciam descoberta de novos ângulos do lugar, que dispõe de restaurantes e bares à beira-mar.
Canoa Quebrada
Uma lua e uma estrela esculpidas nas falésias tornaram-se símbolo de Canoa Quebrada, praia do município de Aracati - a 157 quilômetros de Fortaleza -, com atmosfera mística que inebria e encanta quem chega. Falésias, jangadas ao mar, passeios de buggy, lagoas, aventura em esquibunda (descida na duna em tábua artesanal) e parapente são algumas das opções de lazer e diversão na praia.
A vila tornou-se ponto de encontro de pessoas de diversas nacionalidades para curtir forró, reggae, balada, rock, jazz, MPB e outros ritmos em bares, restaurantes e casas de shows instalados na Broadway - a rua principal do lugarejo -, e nas proximidades, a cada noite. A animação prossegue até o amanhecer.
Canoa transformou-se em um dos principais destinos turísticos do Ceará, atrás apenas de Fortaleza no quesito agitação. Os hippies foram os primeiros a descobrir a praia, na década de 70. Hoje, o lugar é território de todas as tribos, com atrativos que vão desde a contemplação do pôr-do-sol no alto das dunas até a pratica de esportes náuticos e aéreos e outros mais ou menos radicais. Belas paisagens naturais estão em todas as direções.
O visitante dispõe de hospedagem em mais de 80 hotéis e pousadas sofisticadas ou mais simples, porém aconchegantes. Vale reservar um tempo para conhecer Majorlândia, Quixaba, Retirinho e outras praias próximas, além do patrimônio histórico e arqui-tetônico de Aracati.
O guia pode ser encontrado, gratuitamente, nas principais bancas de revistas de Fortaleza, em hotéis, postos de informações turísticas e em estabelecimentos que constam na publicação.
d

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário