15/09/2014

Aveiro: Os jovens devem ter um lugar privilegiado nas paróquias

LFS/Agência ECCLESIA - Entrada solene de D. António Moiteiro na diocese de AveiroO novo bispo de Aveiro, D. António Monteiro, disse, este domingo, na Sé daquela cidade, que a “atual conjetura social e cultural” coloca vários desafios à fé cristã. 
 
As “mudanças profundas” da sociedade são notórias por isso – referiu D. António Moiteiro – a igreja “não pode cruzar os braços” e “não se fechando em si mesma”.
 
Na entrada solene na diocese aveirense, o prelado salientou na homilia que se devem criar “espaços de fraternidade” onde se concretize a mensagem do Evangelho. 
 
Natural da diocese da Guarda, D. António Moiteiro - nomeado a 04 de julho deste ano bispo de Aveiro – pediu aos cristãos “para serem discípulos missionários”, mas este desafio “exige formação cristã”.
 
A “formação cristã de adultos” é a “disciplina ainda não aprovada” após o II Concílio do Vaticano (1962-1965) e na qual se “deve investir todas as energias e capacidades”, realçou o novo bispo de Aveiro que sucedeu a D. António Francisco, atual bispo do Porto.
 
A realidade familiar também não esquecida, neste contexto D. António Moiteiro pediu às famílias para “não se fecharem em si mesmas”, mas que se “abram à vida como um dom que vem de Deus”.
 
Os jovens que “são o futuro da Igreja e da sociedade” devem “ter um lugar privilegiado” nas paróquias, frisou o prelado na homilia.
 
Encorajar e apoiar a juventude foram dois desafios sublinhados pelo bispo de Aveiro em relação aos mais novos e pediu também uma atenção especial “aos movimentos que os possam ajudar a inserirem-se na vida da Igreja e das comunidades”.
 
LFS
Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário