16/09/2014

Devo largar o emprego para estudar?

Quanto mais tempo dedicado aos estudos, mais rápido o objetivo pode ser alcançado. O candidato, porém, deve estar disposto a se organizar e a mudar hábitos. Algumas pessoas, por exemplo, optam por deixar o trabalho

Andressa Bittencourt andressabitten@opovo.com.br


Dedicação, tempo e disciplina são exigências básicas para quem pretende alcançar a aprovação em concursos. Além da rotina de organização, o concurseiro se depara com a necessidade de abrir mão do lazer e até mesmo do trabalho para atingir seu objetivo mais rapidamente. A pergunta que fica é: vale a pena largar o emprego para estudar?

Rommel Nascimento, 23, diz que sim. No ano passado, deixou de trabalhar na área da construção civil para se dedicar ao concurso da Guarda Municipal. Após sete meses de estudo, conseguiu uma das mil vagas para as quais concorreram 54 mil pessoas.

“Eu acordava cedo, às 6h, e estudava de manhã. Fazia uma pausa para almoçar e me exercitar e estudava à tarde. À noite, ia para o cursinho, até 22h. Um mês antes da prova, fazia um ‘intensivão’: estudava das 7h da manhã às 2h do outro dia”. Morando com a mãe, Rommel pôde se dedicar aos estudos sem se preocupar com despesas.

Segundo Alberto Felício, consultor e sócio da Ágora Consultoria, quem “se arrisca” a largar o emprego para estudar deve garantir um suporte econômico, seja a ajuda de algum parente, seja uma reserva financeira.

Antes de pedir demissão, foi isso que fez a jornalista Naara Vale, 30. Desejando prestar concurso, contou com o apoio do marido para poder se dedicar aos estudos. “Foi muito difícil largar tudo, mas tento me esforçar para conseguir esse objetivo”, diz. Ela estuda para concurso desde janeiro deste ano.

OrganizaçãoO consultor da VP Concursos, Roberto Rondon, explica que a decisão de largar ou não o emprego depende de diversos fatores, como a disposição e a organização de cada candidato.

“Se você puder utilizar todo o seu tempo, irá atingir resultados mais rápidos, mas se não tiver organização, material correto e orientação, vai desperdiçar tempo e esforço e pode acabar desistindo por achar que não consegue”.

Alberto Felício afirma que é possível trabalhar e estudar, desde que a organização seja redobrada. É o caso de Vanessa Bastos, que estuda para concurso há um ano. Ela prefere fazer as duas atividades, pois acredita que, assim, pode se organizar melhor. “Eu me concentro mais porque sei que o tempo que tenho é pouco”.

Independentemente da quantidade de horas estudadas, Rondon diz que o método mais eficaz para alcançar a aprovação é definir metas e tentar cumpri-las de acordo com a necessidade de cada um. O concurseiro deve analisar como ele aprende a matéria, conhecendo o concurso o qual pretende fazer e direcionando os estudos às disciplinas específicas da prova.

font: http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaetrabalho/2014/09/13/noticiasjornalvidaetrabalho,3314059/devo-largar-o-emprego-para-estudar.shtml

Nenhum comentário :

Postar um comentário