14/09/2014

Fortaleza terá trajeto para ciclistas aos domingos

Inicialmente, trajeto será do Parque do Cocó ao Passeio Público, passando pela avenida Beira Mar. Vias serão parcialmente interditadas com cones para passagem dos ciclistas. Projeto terá outras duas rotas


Nas manhãs de domingo, o trânsito de Fortaleza dará mais espaço aos ciclistas em percurso do Parque do Cocó ao Passeio Público. A primeira edição do Ciclofaixa de Lazer começa no próximo dia 21, com cerca de três mil cones sinalizando as vias e deixando parte do tráfego exclusivo para as bicicletas (ver quadro). Os dez quilômetros poderão ser percorridos das 7h às 13 horas com atividades culturais e de educação para o trânsito. O projeto integra as ações do Plano de Ações Imediatas de Transportes e Trânsito (Paitt).

Na saída e na chegada do trajeto, haverá tendas para aluguel de bicicletas, oficina de reparos (SOS Bike) e atendimento médico. A rota terá apoio de cerca de 200 pessoas, incluindo agentes e orientadores de trânsito, policiais e monitores nos cruzamentos mais movimentados. Cones a cada cinco metros e placas verticais indicam o tráfego de bicicletas. “Será uma política pública definitiva para entrar no calendário da cidade. Uma atividade que deve acontecer todo domingo”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio (Pros) durante entrevista coletiva concedida ontem no Paço Municipal.

Inicialmente operado pela Prefeitura, o projeto envolverá diversos órgãos municipais e estaduais para atividades lúdicas, como eventos musicais e esportivos. O cotidiano do ciclista será abordado em parceria com a Escola de Educação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). “É muito mais que uma pedalada. Será um momento de estar com os amigos e a família”, explica Luiz Alberto Sabóia, coordenador do Paitt. A ação em Fortaleza foi planejada com base em projetos semelhantes realizados em São Paulo, Recife e Salvador.
Três rotas
São três rotas planejadas para incentivar o uso da bicicleta na cidade. A primeira será operada em caráter piloto pela Prefeitura e deve ter, inicialmente, quatro edições. De acordo com Sabóia, as datas dos três domingos após o dia 21 ainda serão divulgadas. Outras duas rotas também têm o Passeio Público como ponto de chegada: uma partindo da Praça Otávio Bonfim (Farias Brito) e outra, do Campus da Uece (Itaperi).

As três rotas serão licitadas e assumidas por uma empresa a ser selecionada em chamamento público. O edital está em elaboração e deve ser concluído após o resultado da licitação para o projeto de bicicletas compartilhadas, que deve ter início no fim de outubro. Conforme explica Sabóia, o contrato deve permitir a operação da empresa por um ou dois anos, tendo direito a associar sua marca ao projeto. O horário de 7h às 13 horas é experimental e pode ser estendido. Já as rotas são definitivas, garante Roberto Cláudio.

Outra ação do Paitt apresentada para setembro é a extensão da ciclofaixa da avenida Santos Dumont. A sinalização já implantada no binário será prolongada por 1,5 quilômetro partindo da rua Nunes Valente até chegar à Nogueira Acioly, próximo à estação do Colégio Militar.

Saiba mais

Também no dia 21, será realizado o passeio ciclístico “Paz no Trânsito”, em alusão ao Dia Mundial sem Carro, comemorado no dia 22.
 
O percurso terá cerca de 12 km, partindo da sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a partir das 7h30min, na avenida Aguanambi, de onde segue pelas avenidas Dom Manuel, Santos Dumont, Senador Virgílio Távora, Dom Luís, rua Tibúrcio Cavalcante, avenidas Abolição, Historiador Raimundo Girão, ruas Ildefonso Albano, Tenente Benévolo, avenida Dom Manoel, retornando para a sede da AMC.
 
Poderão participar do passeio pessoas de todas as idades, contanto que crianças estejam acompanhadas de um responsável. Estará disponível serviço de aluguel de bicicleta.
 
O Paitt, lançado em dezembro de 2013, é composto por estratégias de curto prazo para a melhoria de transporte e trânsito em Fortaleza, com ações a serem executadas até dezembro deste ano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário