13/10/2014

Colecionador tem mais de 200 imagens de São José

HOBBY
Image-0-Artigo-1719590-1
O funcionário público Mauro Nogueira possui estatuetas de vários materiais e tamanhos
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu. Colecionar imagens de São José tornou-se uma atividade de lazer para o funcionário público e veterinário José Mauro Nogueira, em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. O hobby tornou-se referência entre os parentes e amigos, de quem sempre recebe presentes de esculturas do pai de Jesus.
A coleção tem 274 imagens e vem aumentando mês a mês. Tudo começou a partir de um presente do amigo Geraldo Majela, da cidade de Icó, e colega do curso de Medicina Veterinária. "Ele trouxe de Portugal para mim porque sabia que eu era devoto do santo", contou Mauro. O colecionador frisa que a mais recente é uma escultura com estampa de roupa bem florida, que ganhou de um tio, que trouxe de Brasília.
Mauro Nogueira nasceu no Sítio Baú, na zona rural deste município. São José é padroeiro da localidade. Lá está erguida a capela centenária, mais antiga de Iguatu, há 118 anos, em devoção ao santo e agradecimento por uma promessa alcançada pelo avô do colecionador.
As primeiras estatuetas de Mauro ficavam em um móvel da sala. Com o passar do tempo, foi preciso construir um santuário bem maior que ganhou lugar fixo no escritório da residência.
A coleção reúne imagens de fabricação com uso de material diverso: madeira, resina, palitos de fósforo, esculpida em um lápis grafite, palha de milho, biscuit, porcelana, bronze, vidro, papel, cerâmica, plástico.
O colecionador não sabe quando a coleção vai parar. "Quero construir um oratório com hino e músicas dedicadas a São José, que permita ser visitado pelos devotos e amantes da arte sacra", afirma.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário