20/10/2014

Igreja organiza Festival Internacional de Cinema do Minho


A Igreja Católica vai organizar o primeiro Festival Internacional de Cinema do Minho. Com o nome «Flumenfest», o evento irá realizar-se de 3 a 8 de março de 2015 e será organizado pelo Auditório Vita, estrutura integrada na arquidiocese de Braga. A programação cinematográfica vai estar centrada no tema «Ao encontro do outro», mas a iniciativa reunirá «outras linguagens de reflexão», estando já anunciadas as participações do cineasta Gonçalo Tocha e do cantor Manuel Fúria. 

«Na música, concertos de vários géneros que irão proporcionar noites inspiradoras... Na arte contemporânea, com exposições fotográficas e instalações vídeo, e para promover a região do Minho, nada melhor do que o artesanato local e a gastronomia», lê-se no site do festival. Através deste evento, pretende-se «dar corpo à riqueza simbólica do cinema como lugar de habitação humana».

Segundo a organização, o «Flumenfest» é uma forma de «gerar comunidades de encontro disponíveis para pensar e sentir em comum», «ser um rio de luz na epifania e diafania de vozes, de sons, de imagens, de corpos, de rostos e sentimentos entrelaçados e iluminados pela criatividade fecunda», «ser um bálsamo pascal de inspiração no meio das angústias do humano contemporâneo», e «um apelo à arte de sonhar a vida experienciando-a». 

Os interessados em participar deverão proceder à sua inscrição até 15 de janeiro. A equipa coordenadora do festival é constituída por Marc Monteiro, diretor do auditório Vita, e Inês Gil, professora de cinema e realizadora que integra a organização do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário