02/10/2014

Mostra apresenta filmes inovadores de Hollywood

Durante programação, serão exibidas obras de nomes como Monte Hellman, Arthur Penn e Martin Scorsese.
Cena de 'Quem bate à minha porta?', Martin Scorcese.
Scorsese, Coopola e Denis Hopper são alguns dos cineastas lembrados na mostra A Nova Hollywood – Parte I. Serão 13 filmes, de 13 diretores diferentes exibidos durante 9 dias de mostra. Todos em qualidade digital. No Cine Humberto Mauro, serão exibidos longas-metragens exemplares de um momento de reinvenção do cinema americano, que com a chegada da TV buscava um novo posicionamento diante do público.

Dividida em duas partes - com a segunda prevista para novembro - a mostra vai trazer obras de diversos cineastas americanos produzidas entre os anos 1967 e 1980. Nas seleção de outubro, estão filmes dos primeiros cinco anos da Nova Hollywood, entre eles, obras do início de carreira de cineastas reconhecidos pelo público e pela crítica como Quem bate à minha porta?, de Martin Scorsese e Caminhos mal traçados, de Francis Ford Coppola.  A mostra traz também filmes de cineastas contemporâneos que não eram tão debutantes na carreira cinematográfica, como Voar é com os pássaros, de Robert Altman e Os Maridos, de John Cassavetes.

Para o Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini, esses filmes são resultado de um momento muito singular do cinema americano. “Nesse momento, os grandes estúdios abriram espaço para produções autorais de cineastas iniciantes e que tinham uma temática diferente. Até hoje, o espaço que esses cineastas tiveram para fazer filmes de certa forma independentes nunca se repetiu.”, explica Rafael Ciccarini.

Com um cinema mais crítico, menos ditado pela luta entre bem e mal, constituído por personagens mais profundos e complexos e, além disso, muito influenciado pelo cinema europeu, as obras da chamada Nova Hollywood foram responsáveis por estabelecer novos paradigmas na história cinematográfica.

Evento: A Nova Hollywood – Parte I

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537
Data: 6 de outubro de 2014
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita
Fundação Clóvis Salgado

Nenhum comentário :

Postar um comentário