27/11/2014

Papa recebe Família Paulista

O Papa vai receber hoje no Vaticano milhares de pessoas ligadas à Família Paulista, incluindo uma delegação portuguesa, num encontro que assinala o fim das celebrações do centenário de fundação destes institutos religiosos.


A Pia Sociedade de São Paulo foi fundada pelo Beato Tiago Alberione em Alba, Itália, quando deu início, juntamente com alguns seminaristas, a uma tipografia, desenvolvendo o carisma da evangelização através da comunicação.


Em Portugal, os Paulistas estão presentes em três comunidades e desenvolvem a sua missão apostando numa editora multimédia, a Paulus, numa publicação imprensa «Família Cristã», um programa de rádio semanal com transmissão em várias rádios locais e no estrangeiro, na publicação editorial de diversos títulos em áreas como o magistério da Igreja, a catequese, as ciências humanas, da psicologia ao bem-estar, “de livros devocionais e de pensamentos”, procurando ir ao encontro e não esperar “que venham ter com a Igreja”.


O Beato Tiago Alberione constituiu ainda quatro congregações religiosas femininas, e percebeu ainda que “estando as Igrejas a esvaziarem-se e as praças a encherem-se, era necessário levar o Evangelho às massas”.


A audiência com o Papa Francisco, na sala Paulo VI, tem início previsto para as 12h00 (menos uma em Lisboa) e vai ser acompanhada pela Agência ECCLESIA.


Os bispos portugueses publicaram a 1 de maio, em Fátima, uma nota pastoral sobre o centenário da fundação da Família Paulista, na qual realçavam que o apostolado da comunicação social é um “desafio constante”.


O documento encoraja todos os que trabalham “no vasto mundo da comunicação social” para que “sejam profetas da justiça e da paz, do diálogo e da solidariedade”.


Em Portugal, patriarca de Lisboa encerrou o centenário da Família Paulista no início deste mês, considerando-a um carisma “oportuno” para a Igreja Católica, pela forma como coloca hoje as tecnologias de comunicação ao serviço da evangelização.


Em entrevista à Agência ECCLESIA, depois da inauguração da nova capela da congregação na Quinta Rainha dos Apóstolos, na Apelação, D. Manuel Clemente recordou que “para São Paulo carismas são graças que Cristo concede para a edificação da Igreja” e que “aparecem no momento certo para aquilo que é preciso fazer”.


Foi o que aconteceu há um século, pela mão do beato Tiago Alberione, fundador dos Paulistas, que decidiu “deitar mão” aos “novos recursos mediáticos, desde a imprensa àqueles que se seguiram depois, para que a evangelização se tornasse ainda mais próxima de toda a gente”, para que chegasse “onde tinha de chegar”, salientou.


HM/JCP/LS/OC


Agência Ecclesia



http://goo.gl/I7Aby9

Nenhum comentário :

Postar um comentário