18/12/2014

Eis aqui a Serva do Senhor! - IV Domingo do Advento

+ Sergio da Rocha



Na proximidade do Natal de Jesus, o Evangelho ressalta a figura de Maria de Nazaré, “a serva do Senhor”, “cheia de graça”, por meio da qual recebemos Jesus, o “Filho do Altíssimo”, o Messias anunciado pelos profetas. Em Jesus Cristo, cumpre-se, de modo definitivo, a profecia de Natã ao rei Davi, recordada na primeira leitura, a respeito da “casa” e do “reino” que irão durar para sempre (2Sm 7,16). O Evangelho nos recorda que José era descendente de Davi e anuncia que o menino que vai nascer receberá “o trono de seu pai Davi” e que “o seu reino não terá fim” (Lc 1,32-33). Na Carta aos Romanos, São Paulo glorifica a Deus pelo “mistério manifestado”, em Jesus Cristo, “levado ao conhecimento de todas as nações” (Rm 16,26). No nascimento do Salvador, as profecias se realizam e manifesta-se a salvação de Deus para todos os povos.


No cumprimento das profecias messiânicas, ocupa lugar especial o “sim” de Maria. Neste tempo do Advento, o seu “sim” nos leva a louvar a Deus e a seguir o seu exemplo. Assim como Maria, nós também somos chamados a dizer “sim” a Deus, acolhendo a sua Palavra e cumprindo a sua vontade nas situações em que vivemos. Neste período em que nos aproximamos do Natal, nas alegrias ou dores, possamos repetir as palavras de Nossa Senhora: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”(Lc 1,38).


Contudo, o Evangelho nos mostra que o cumprimento da palavra de Deus, em Maria, aconteceu pelo “poder do Altíssimo”, “pelo Espírito Santo”. Nós necessitamos muito da graça de Deus para discernir e cumprir a sua vontade em nossa vida. Por meio do “sim” de Maria, nasce o Salvador. Por meio do nosso “sim”, acolhemos Jesus como nosso Salvador e nos dispomos a ajudar as pessoas a fazer o mesmo, pelo testemunho de fé e de amor cristão.


Estamos chegando ao final do Advento. É importante refletir sobre como estamos nos preparando para o Natal de Jesus. Sem a devida preparação cristã, não se celebra o Natal de modo cristão, isto é, o nascimento de Jesus. As festas ou presentes não podem ofuscar ou substituir o sentido genuíno do Natal do Senhor, no qual o presente maior a ser recebido é o próprio Jesus. Para que o Natal seja o “Natal do Senhor”, é preciso que a preparação seja feita de muita oração, escuta da Palavra de Deus, participação na Eucaristia e amor fraterno. O perdão e a reconciliação são indispensáveis para que tenhamos a paz. Para que o Natal seja feliz, participe e convide a sua família e amigos para participarem da missa de Natal! A ceia natalina encontra o seu sentido maior na “ceia do Senhor”.


Nenhum comentário :

Postar um comentário