04/01/2015

Caboverdeano Dom Arlindo nomeado Cardeal pelo Papa Francisco


João Matos

DSC06171Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago, em Cabo Verde, foi nomeado Cardeal, pelo Papa Francisco, a partir do dia 14 de fevereiro de 2015.


Papa Francisco da Igreja Católica, anunciou este domingo, 4 de janeiro, o até agora Bispo de Santiago, em Cabo Verde, Dom Arlindo Gomes Furtado, como novo Cardeal, de Cabo Verde.





 Há uns anos, chegou-se a falar na nomeação do Bispo Dom Arlindo, para Cardeal, o que acabaria por não acontecer, mas desta vez, não houve dúvidas nenhumas. O nome de Dom Arlindo, consta da lista de 20 novos Cardeais, designados pelo Sumo Pontífice, durante a missa tradicional de Angelus, na Praça S.Pedro, em Roma.


O Papa Francisco, que já manifestara a sua intenção de reformar a Igreja Católica, nomedamente com a nomeação de Cardeais da zona Sul do Planeta, abre-se assim, à Ásia e à África.


Assim, há dois novos Cardeais africanos, um etíope, e um caboverdiano, na pessoa de Dom Arlindo Gomes Furtado, que nas suas primeiras declarações à RFI, na sua qualidade de Cardeal, declarou que “nunca pensou que pudesse ser nomeado Cardeal, pois, já é muito, ser Pastor, ser Bispo de uma Diocese. Mas, a Igreja de Cabo Verde, merece, pela sua história, labor e sofrimentos.”


 












Dom Arlindo Furtado, Cardeal de Cabo Verde











http://goo.gl/whlHA0

Nenhum comentário :

Postar um comentário