Aos menos 17 pessoas foram presas, diz jornal.
Desemprego e política habitacional também foram contestados.
Manifestante segura um sinalizador durante a ‘Marcha da Dignidade’ neste sábado (21) em Madri (Foto: AP Photo/Andres Kudacki)
Milhares de manifestantes foram às ruas de Madri neste sábado (21) para protestar contra austeridade. A chamada “marcha da dignidade” percorreu a capital da Espanha com o lema “Pão, trabalho e teto”, para manifestar desacordo com os cortes financeiros do governo, suas políticas de direito à habitação e os altos índices de desemprego no país.
De acordo com a agência France Presse, 10 mil pessoas participaram do ato. Uma multidão se reuniu sob forte chuva na praça madrilenha de Colón, sacudindo bandeiras republicanas, entre gritos de “Viva a luta da classe trabalhadora” e “Não nos olhe, junte-se”.
Carros de polícia foram depredados e manifestantes foram presos. Segundo o jornal “El Mundo”, houve confrontos depois da marcha e ao menos 17 pessoas foram detidas.
Os manifestantes também protestaram contra o TTIP, proposta de acordo de comércio e investimento entre a União Europeia e os Estados Unidos, informa a agência Associated Press.
As políticas de austeridade aplicadas desde que o conservador Partido Popular chegou ao poder, no final de 2011, provocaram em 2012 um clima social muito tenso e de protestos.
Em 22 de março de 2014 foi celebrada pela primeira vez as Marchas pela Dignidade – convocadas pelas redes sociais, sindicatos e pequenos partidos de esquerda – que reuniram em Madri milhares de pessoas procedentes de todo o país.
)
http://www.paroquiasantoafonso.org.br/?p=10502
Nenhum comentário :
Postar um comentário