16/06/2015

Terremoto do Nepal deslocou o monte Everest, diz estudo chinês


Segundo instituto, montanha foi deslocada três centímetros para sudoeste.

Magnitude do movimento é normal, segundo estudioso.





Da France Presse






Vítima do terremoto no Nepal fotografada no dia 21 de maio (Foto: REUTERS/Navesh Chitrakar )

Vítima do terremoto no Nepal fotografada no dia 21 de maio (Foto: REUTERS/Navesh Chitrakar )


O terremoto de magnitude 7,8 que abalou oNepal no dia 25 de abril deslocou o monte Everest, a maior montanha do planeta, em três centímetros para o sudoeste, afirma a Administração Nacional de Topografia, Cartografia e Informação Geológica, citada pela imprensa de Pequim.


Segundo um estudo do organismo, o Everest (8.848 metros) aumentou três centímetros nos últimos 10 aos e se deslocou quase 40 centímetros para o nordeste.


O Everest “se desloca constantemente para o nordeste e o terremoto provocou um pequeno avanço na direção oposta”, afirmou Xu Xiwei, vice-diretor do Instituto de Geologia da Administração Chinesa para Terremotos, citado pelo jornal “China Daily”.


“A magnitude do movimento é normal”, completou.


A maior montanha do planeta, situada na fronteira entre o Nepal e a região autônoma chinesa do Tibete, constitui um bom ponto de observação das placas tectônicas Euroasiática e Indiana, que se chocam nesta região altamente sísmica, segundo Xu.


O terremoto registrado no Nepal em 12 de maio, de 7,5 graus, não provocou um deslocamento perceptível do Everest, segundo o estudo realizado com instrumentos de medição por satélite.


Os terremotos deixaram pelo menos 8.700 mortos no Nepal, incluindo 18 alpinistas que morreram em um deslizamento no Everest.


Tendas em acampamento no monte Everest (Foto: Facebook/Reprodução)

Tendas em acampamento no monte Everest (Foto: Facebook/Reprodução




http://www.paroquiasantoafonso.org.br/?p=15498

Nenhum comentário :

Postar um comentário