28/08/2015

Morre no Vaticano ex-arcebispo acusado de pedofilia

Rádio Vaticana



Cidade do Vaticano (RV) – Faleceu na madrugada desta sexta-feira (28/8) no Vaticano, o ex-Núncio Apostólico na República Dominicana, Józef Wesolowski, aos 67 anos.


Segundo as autoridades vaticanas, que realizaram as primeiras constatações, a morte de Dom Józef deu-se por causas naturais. O Promotor de Justiça vaticano pediu uma autópsia, que será feita ainda nesta sexta-feira, cujos resultados serão comunicados oportunamente. O Santo Padre foi devidamente informado sobre o acontecimento.


Józef Wesolowski estava em prisão domiciliar no Estado da Cidade do Vaticano acusado de abusos cometidos contra menores de idade na República Dominicana. O arcebispo emérito polonês era Representante da Santa Sé na República Dominicana, Porto Rico e Haiti, de 2008 a 2013.


 A decisão da prisão domiciliar, sem precedentes, foi tomada pelo Tribunal do Vaticano, após investigações sobre o caso do ex-Núncio Wesolowski “acusado no processo penal por fatos graves de abuso de menores”.


O ex-Núncio já havia sido condenado, em primeira instância, pela Congregação para a Doutrina da Fé, “à redução à condição laical, após um processo penal administrativo, com base no Direito Canônico”.


“Devido às condições de saúde do acusado – comprovada por documentação médica – as autoridades judiciais vaticanas decidiram colocá-lo em prisão domiciliar, com as limitações ligadas a esta condição. Desta forma, Wesolowski, cidadão polonês, não tem mais imunidade diplomática do Vaticano.


Segundo desejo expresso pelo Papa Francisco, “um caso tão grave e delicado como este devia ser resolvido sem demora, com o rigor justo e necessário”. O processo Dom Wesolowski ainda se encontrava em andamento. (MT)


(from Vatican Radio)



Morre no Vaticano ex-arcebispo acusado de pedofilia

Nenhum comentário :

Postar um comentário