04/09/2015

A verdade do mundo interior


É importante nos aproximarmos das leituras bíblicas: Deus fala conosco por meio delas.




Os textos sagrados vão nos ensinando a vencer nossas más inclinações.



Por Padre Omar Raposo*


Você é atento ao que se passa no seu interior? Conheço pessoas que são extremamente observadoras com relação ao que acontece ao seu redor, mas que não aprenderam a serem atentas a si próprias. Gente que sabe o que acontece na vizinhança e sobre o noticiário nacional e internacional, mas não conhece o seu próprio coração… E aí me pergunto se isso acontece por puro desleixo ou por fuga de suas verdades…


Muitos, ao olharem para dentro, enxergam um tantão de coisas ruins ou de características que poderiam e até deveriam ser bem melhores, e, então, se decepcionam e desistem de si próprios. Mas isso é um erro absurdo! Porque ao buscarmos conhecer nossas fraquezas e limitações vamos ser capazes de evitar atitudes contrárias ao que sabemos ser o certo, o bom, o ético, o moral. Veja o que o próprio Jesus nos diz, na liturgia do próximo domingo:


“É de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”. (Mc 7,21-23)


Ou seja, Jesus ensinou a prestar atenção no que está em nosso coração! Mas nele não existem só coisas más. Claro que não! Note:


“Recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas” (Tg 1,21b).


O discernimento para o bem ou para o mal, que existe em nós por graça de Deus, e o que o próprio Senhor já semeou em nossos corações, por meio da sua Palavra, é tão bom, tão magnífico que tem o poder de salvar as nossas almas!


É por isso que é importante nos aproximarmos das leituras bíblicas: Deus fala conosco por meio delas. São tantos exemplos de homens e de mulheres de fé! Tantos direcionamentos sobre como viver com mais dignidade e justiça! Esses textos sagrados vão nos ensinando a vencer nossas más inclinações.


Eu preciso aprender a me conhecer mais e a discernir sobre o que é o melhor a ser feito em cada situação. E você? #vamoemfrente



Arquidiocese Rio, 03-09-2015.

*Padre Omar Raposo é Reitor do Santuário Cristo Redentor.


A verdade do mundo interior

Nenhum comentário :

Postar um comentário