18/09/2015

Cardeal O'Malley viaja a Cuba para encontrar Francisco




Rádio Vaticana


Nova York (RV) –  O Cardeal Arcebispo de Boston, Sean O’Malley, viajou esta sexta-feira (18) para Cuba com um grupo de peregrinos de Boston. “Rezem por nós e pelo Santo Padre neste histórico e jubiloso momento”, afirmou o Cardeal ao embarcar no Aeroporto Logan.

O Cardeal O’Malley já esteve várias vezes na ilha, “a conhece bem, fala bem o espanhol e entende os dois países”, afirmou o porta-voz da Arquidiocese, Terry Donolan. “O Cardeal tem uma vasta experiência de trabalho com imigrantes em todo o mundo. E se preocupa muito com Cuba e pelo trabalho da Igreja naquele país”, observou.

Segundo escreveu há alguns meses o ‘Crux’, blog vaticano do Boston Globe, o degelo diplomático entre Cuba e Estados Unidos teria tido as suas raízes precisamente em Boston, onde um grupo católico especializado em mediação de crises, com base em Cambridge, teria sugerido ao Cardeal O’Malley para falar com o Papa sobre Cuba.

Timothy Phillips, membro da organização “Beyond Conflict” – que participou de inúmeras iniciativas de paz na Irlanda, África do Sul e em numerosos países da América Latina – abordou o Cardeal em 2014 para averiguar sobre a disponibilidade do Papa Francisco em intervir pessoalmente nos esforços de normalização das relações.

O grupo sugeriu ao Cardeal para que “o Papa levantasse a questão no encontro que teria com Obama no Vaticano”, contou Phillips. “O’Malley foi receptivo e no final, também o Papa o foi”. (JE/Ansa)



Cardeal O'Malley viaja a Cuba para encontrar Francisco

Nenhum comentário :

Postar um comentário