19/09/2015

Os pobres de Roma fazem memoria do Pacto das Catacumbas

Rádio Vaticana



Roma (RV) – Como parte das comemorações do 50º Aniversário do Pacto das Catacumbas, neste domingo, 20 de setembro, um grupo de sem-teto da Caritas de Roma, fará uma visita às catacumbas de St. Domitilla para recordar o compromisso feito por quarenta dois bispos, antes do encerramento do Concilio Vaticano II, em 16 novembro de 1965.


Ao longo do ano a União dos Superiores e das Superioras Gerais através de seu serviço de JPIC (Justiça Paz e integridade da Criação), SEDOS (Serviço de Estudos da Missão) e a Congregação dos Missionários do Verbo Divino, encarregada pela Santa Sé do cuidado da Catacumba, têm organizado eventos para recordar o compromisso dos bispos.


Um dos membros da Comissão Organizadora das Celebrações, o Conselheiro geral Padre Arlindo Pereira Dias disse que “este gesto de possibilitar aos mais pobres de Roma uma visita às Catacumbas, tem pelo menos três significados: oferecer aos mais pobres a possibilidade de uma visita às Catacumbas e sentir-se parte da missão comum da Igreja; agradecer a Deus pelos esforços de centenas bispos, religiosos, religiosas e leigas e leigos que, em todo o mundo, ao longo dos últimos 50 anos, testemunharam e trabalharam por “uma Igreja pobre e serva dos pobres” de acordo com o espirito proposto pelo Concilio Vaticano II; reforçar o apelo do Papa Francisco aos cristão de  ‘colocar a nossa vida, estruturas e tempo a serviço dos pobres de hoje, especialmente neste momento na Europa, em relação refugiados e imigrantes”.


O grupo será acompanhado pelo diretor da Caritas de Roma Don Enrico Feroci que vai presidir a Eucaristia e várias religiosas e religiosos. Depois da Missa haverá uma visita guiada das catacumbas e um almoço na Casa Geral dos Missionários do Verbo Divino, seguido de confraternização e lazer.


Padre Arlindo Pereira conversou com Silvonei José sobre essa iniciativa. (SP)


 


(from Vatican Radio)



Os pobres de Roma fazem memoria do Pacto das Catacumbas

Nenhum comentário :

Postar um comentário