21/09/2015

Rádio Vaticana



No segundo dia da Viagem Apostólica a Cuba o Papa Francisco encontrou-se em Havana, com o ex-Presidente cubano Fidel Castro. Foi o que referiu o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi. O encontro, que durou cerca de meia hora, aconteceu após a Missa na Praça da Revolução.


O Santo Padre encontrou-se com Fidel Castro na residência do idoso líder da revolução cubana, num clima cordial e informal. Estavam presentes também a esposa de Fidel e alguns membros da família. O Papa estava acompanhado pelo Núncio Apostólico em Cuba, D. Giorgio Lingua.


O Papa presenteou Castro com alguns livros do Padre Alessandro Pronzato sobre o humorismo e a fé, ainda uma cópia da Encíclica ‘Laudato si’ e da Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, para além de alguns CD’s contendo reflexões do padre jesuíta Armando Llorente, que faleceu em 2010, e que foi professor de Fidel Castro.


‘El Comandante’ deu ao Papa uma cópia do livro “Fidel e a religião”, de Frei Betto (1997) com uma dedicatória: “Para o Papa Francisco, por ocasião da sua visita a Cuba com admiração e respeito do povo cubano”.


O ex-presidente fez algumas perguntas ao Papa Francisco, referindo-se, em particular, à defesa do ambiente e à situação atual do mundo. Fidel Castro já se tinha encontrado com o Papa João Paulo II no Vaticano em 1996 e em 1998 em Cuba e também com Bento XVI em Havana em 2012.


(RS/SP)


(from Vatican Radio)



Nenhum comentário :

Postar um comentário