Rádio Vaticana
Havana (RV) – O primeiro compromisso do Papa Francisco na tarde deste domingo (20/9) em Havana foi a visita de cortesia ao Presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros da República, Raul Castro.
Contemporaneamente, realizou-se o encontro do Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin – acompanhado pelo Substituto Angelo Becciu e pelo Secretário para a Relação com os Estados Paul Gallagher e pelo Núncio Apostólico Dom Giorgio Lingua – com o Vice-Presidente do Conselho de Estado e dos Ministros acompanhados por dois colaboradores.
O Presidente Castro quis receber o Pontífice pessoalmente na entrada do Palácio da Revolução. No salão, o Presidente saudou inicialmente os cardeais e dignitários que acompanham o Papa, apresentando a seguir os próprios colaboradores. O encontro, realizado num clima de grande cordialidade e amizade, teve a duração de 50 minutos, ambientado em um esplêndido local circundado por vegetação. Ao final, foram apresentados os familiares do Presidente cubano e a troca de dons.
O Papa Francisco presenteou Castro com um mosaico da Virgem da Caridade do Cobre, cujo centenário de proclamação como Padroeira de Cuba, por parte de Bento XV, é celebrado este ano. O Presidente Raul Castro, por sua vez, presenteou o Papa com um grande crucifixo realizado simbolicamente com dois remos, ligados com cordas.
Um longo aperto de mão concluiu o encontro. O Papa, no pátio do Palácio, subiu no papamóvel aberto acompanhado pelo Cardeal da Havana Dom Jaime Ortega para dirigir-se ao encontro com o clero na Catedral. (JE)
Papa encontra Raul Castro no Palácio da Revolução
Nenhum comentário :
Postar um comentário