20/11/2015

ONU denuncia violações dos direitos humanos

A guerra na Síria já deixou 250 mil mortos e mais de 12 milhões de deslocados.




Uma comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas denunciou nesta quinta-feira as violações dos direitos humanos cometidas pelos jihadistas na Síria, mas destacou que Damasco segue respondendo pela grande maioria das mortes de civis no país, com seus bombardeios indiscriminados.


A resolução não vinculante expressa “a indignação diante da escalada constante da violência” e será submetida à votação no plenário da Assembleia Geral em dezembro.


A guerra na Síria, deflagrada em março de 2011, já deixou 250 mil mortos e mais de 12 milhões de deslocados.


A resolução pede ao Conselho de Segurança que aja, e observa que a Corte Penal Internacional (CPI) tem competência para julgar os autores de crimes de guerra. Uma tentativa da CPI de abordar este tema foi vetada por Rússia e China.


A resolução foi aprovada por 115 votos, 51 países de abstiveram e 15 votaram contra, entre eles Rússia, China, Irã, Cuba e Venezuela.


O texto “condena energicamente os atos terroristas e de violência cometidos contra civis” por grupos como o Estado Islâmico e a Frente Al-Nosra, mas destaca que a comissão investigadora da ONU concluiu que “as autoridades sírias têm a responsabilidade pela maioria das vítimas civis, pois todos os dias matam e mutilam dezenas de civis”.



AFP


ONU denuncia violações dos direitos humanos

Nenhum comentário :

Postar um comentário