15/11/2015

Paris: comoção e reacção da comunidade internacional

 



Rádio Vaticana



Cidade do Vaticano (RV) – Reações na Europa e no mundo inteiro pelos atentados efectuados na capital francesa, Paris, cujo balanço provisório é de 129 mortos e 99 feridos em estado crítico. Foram expressas proximidade e solidariedade a todo o povo francês.


“Um ataque não somente ao povo francês, mas a toda a humanidade e aos valores que partilhamos.” Foram essas as palavras de condenação do presidente dos EUA,  Barack Obama após os atentados de Paris:


“Mais uma vez estamos diante de uma vergonhosa tentativa de terrorizar civis inocentes”, acrescentou. E numa mensagem conjunta com seu homólogo francês Hollande Obama acrescenta: “Continuaremos trabalhando juntos para derrotar o flagelo do terrorismo”.


Solidariedade com o povo francês, ofertas de ajuda e orações pelas vítimas chegam também via twíter: “Estou chocado,  os nossos pensamentos estão com o povo francês”, escreve o primeiro Ministro britânico David Cameron, ao mesmo tempo que a chanceler alemã Angela Merkel se solidariza com todos os habitantes de Paris.


“A minha plena solidariedade e simpatia ao povo e às autoridades francesas”: é a mensagem twíte do presidente do Conselho Europeu Donald Tusk.


Dura condenação aos “bárbaros e vil ataques” expresso pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, cujo secretário geral, Ban Ki-moon, manifesta “confiança nas autoridades francesas, de que conseguirão levar os responsáveis perante a justiça”.


A presidente Dilma Rousseff usou sua conta no Tuíter para comentar os ataques. “Consternada pela barbárie terrorista, expresso o meu repúdio à violência e manifesto a minha solidariedade ao povo e ao governo francês”, disse. Acrescentando  que “o Brasil condena os ataques nos mais fortes termos e reitera o seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo, qualquer que seja a sua motivação.”


Proximidade e orações pelas vítimas foram expressas também por parte da Índia, ao mesmo tempo que o presidente da República italiana Sergio Matarella afirma acompanhar os desdobramentos “com apreensão e dor”.


Este sábado deveria chegar a Roma, antes de prosseguir para Paris, o presidente iraniano Rohani, que anulou a sua viagem à Europa. Também a solidariedade do povo tem sido abundantemente manifestada nas redes sociais. (FL/RL)


(from Vatican Radio)



Paris: comoção e reacção da comunidade internacional

Nenhum comentário :

Postar um comentário