05/01/2016

Uece ganhará árvore solar para alimentar bicicletas elétricas no campus do Itaperi

Uma árvore solar, com um conjunto de dez painéis fotovoltaicos, será instalada no campus do Itapery da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. O projeto visa a substituição de motocicletas e automóveis de funcionários por bicicletas elétricas, com economia de combustível e sem emissão de gases poluentes. O projeto da ECO Soluções em Energia, em parceria com o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Uece e a empresa PROJEC, está em fase de cálculos estruturais e ainda não tem previsão.


Segundo o coordenador do projeto e professor Lutero Carmo de Lima, do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Uece, a iniciativa é inovadora no Brasil e servirá de experiência para comunidades e prefeituras.


“A empresa vai contar com produto testado e validado pela Universidade, com as partes científica e econômica já validadas”, disse sobre a possibilidade de outras estações com uma árvore solar e bicicletar serem espalhadas pelo restante do campus e da cidade.


Funcionamento

Os painéis carregarão as baterias das bicicletas que estiverem conectada a árvore durante o dia e, quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a Uece utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de carga à noite usará a energia da concessionária.


Além de fomentar a produção de conhecimento científico-acadêmico da Uece, graduandos e mestrandos poderão realizar testes computacionais e com o protótipo em escala reduzida. “A Uece ganha mais um objeto de estudo, que pode gerar vários desdobramentos acadêmicos como teses de mestrados e estudos técnicos, além de se tornar a pioneira na utilização de bicicletas elétricas e solares”, explica Geraldo Magela Moraes, arquiteto e sócio da empresa PROJEC Projetos e Consultoria em Engenharia, Arquitetura, e Meio Ambiente.


Redação O POVO Online, com informações do Governo do Estado


Uece ganhará árvore solar para alimentar bicicletas elétricas no campus do Itaperi

Nenhum comentário :

Postar um comentário