01/02/2016

IMAGEM DE PADRE CÍCERO RETORNA E MARCA FESTEJOS


Romaria das Candeias segue até amanhã, mas há dias religiosos participam de celebrações na cidade



por Elizângela Santos – Colaboradora



 



O quadro com a imagem do Padre Cícero chegou em meio a uma celebração e foi colocado ao lado do presbitério ao som de salvas de palmas ( FOTO: ROZELIA COSTA )

Juazeiro do Norte. “A coisa melhor da minha vida foi ver a imagem do meu padrinho dentro da igreja. Queria saber como um conselheiro do bem não entrava aqui”, disse o romeiro de Alagoas, Geraldo Antônio Ferreira, ao adentrar a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, igreja a qual o próprio Padre Cicero fez parte, em Juazeiro do Norte. Desde a última sexta-feira, durante a abertura da Festa de Nossa Senhora das Candeias, que a imagem foi colocada no local, com a abertura da Porta Santa da Misericórdia, a segunda na Diocese. A procissão das velas à santa acontece nesta terça-feira, às 17 horas, saindo da Capela do Socorro, até a Basílica, com estimativa de 100 mil participantes, conforme à Igreja.

A Romaria de Nossa Senhora das Candeias foi aberta oficialmente no dia 29, com a abertura da ‘Porta Santa do Ano da Misericórdia’, pelo bispo Diocesano Dom Fernando Panico. Esta é a primeira grande romaria da cidade, após a Reconciliação Histórica da Igreja Católica com o Padre Cícero, no reconhecimento do sacerdote exemplar. A alegria maior dos romeiros foi poder ver a imagem do ‘padim’ dentro da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Foi a segunda Porta Santa aberta na Diocese, com a autorização do papa Francisco. A celebração conta, neste ano, com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal dom Orani João Tempesta.

Missa

A celebração de abertura contou com a presença de milhares de pessoas. Muitos fiéis tiveram que assistir à missa do lado de fora da igreja, onde estiveram instalados dois telões. A festa acontece durante cinco dias, com previsão da igreja de receber neste ano, cerca de 400 mil pessoas. Desde o começo da última semana que romeiros percorrem as ruas do Centro da Cidade. O ciclo de romarias iniciado em setembro do ano passado tem contado com uma movimentação intensa de fiéis na cidade.

Para o aposentado da cidade de Palmeira dos Índios (AL), José Ferreira da Silva, esse foi o dia mais feliz de sua vida. Ele conta que numa capela nas proximidades de onde mora foi colocada uma imagem do Padre Cícero e de Frei Damião, e o pároco local mandou retirar. “Fiquei muito triste. Não entedia porque eles faziam aquilo com um homem santo, como o meu padim”, disse. Agora, segundo o romeiro, não tem mais desculpa.

Conforme aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, quando fora aberta a primeira Porta, o quadro com a imagem do Padre Cícero adentrou a celebração, sendo posto ao lado do presbitério ao som de longas salvas de palmas. A aposentada Maria Delma da Silva Santos, que veio de Alagoas, foi uma das romeiras escolhidas para carregar a imagem. “Eu me arrepiei, foi uma graça de Deus na minha vida. Se não fosse ele, eu não estava aqui hoje”, disse.

Neste ano, a festa tem como tema “No caminho do romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia”. No total, serão cinco dias de festividade com celebrações eucarísticas, louvor, confissões, orações, shows, encontros com os romeiros e a tradicional procissão das velas, que integra a programação, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e Capela do Socorro.

A Romaria de Candeias encerra o ciclo de romarias iniciado no mês de setembro com a Festa de Nossa Senhora das Dores. O percurso de fé e devoção iluminará, mais uma vez, as ruas da cidade de Juazeiro. “Esta será a primeira grande romaria, depois do anúncio da reconciliação histórica da Igreja Católica com o Padre Cícero. Com alegria, acolhemos todos os romeiros do Padre Cícero e da Mãe das Dores com votos de uma feliz e abençoada romaria”, pontua o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, Cícero José. “Toda vez que celebramos uma romaria fazemos uma experiência renovada, uma experiência de fé. E neste ano a grande novidade é que esta Romaria das Candeias é a primeira que acontece depois da histórica reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero. É para todos nós motivo de muita alegria, uma alegria espiritual, porque reconhecemos, na palavra que nos vem do papa Francisco, a autenticidade da fé da Igreja romeira”, disse o bispo dom Panico, antes de iniciar a Santa Missa, que contou a presença de padres da Diocese de Crato e de outras Dioceses, seminaristas, religiosos e religiosas, agentes de pastoral, movimentos e apostolados, além dos milhares de romeiros que lotaram a Basílica.

A cerimônia também foi marcada pela celebração do Jubileu da Vida Consagrada e das comemorações alusivas ao primeiro centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, hoje Basílica Santuário.

Fique por dentro

Reconhecimento veio 123 anos após conflito

A Porta Santa foi aberta inicialmente na cidade do Crato, no dia 13 de dezembro, data em que foi anunciada a reconciliação. Na ocasião, pela primeira vez a imagem do Padre Cícero entrava na Sé Catedral, igreja que o sacerdote foi batizado rezou a sua primeira missa.

O reconhecimento do evangelizador das massas veio 123 anos depois dos conflitos causados pelo fenômeno do sangramento da hóstia ofertada pelo Padre Cícero à beata Maria de Araújo, que causou a suspensão de ordens do Padre Cícero da Igreja. Agora, o caminho está aberto para o pedido da beatificação do religioso.

Mais informações

Basílica de Nossa Senhora das Dores – Rua Padre Cícero, 147
Centro – Telefone: (88) 3511.2202

Fonte: Diário do Nordeste



IMAGEM DE PADRE CÍCERO RETORNA E MARCA FESTEJOS

Nenhum comentário :

Postar um comentário