02/12/2011

2º Colóquio Teológico acontece próximo sábado (3), em Fortaleza (CE)

Natasha Pitts
Jornalista da Adital
Adital
2º Colóquio Teológico acontece próximo sábado (3)
O Movimento por uma Formação Cristã Libertadora (FCL) realiza no próximo sábado (3), em Fortaleza, Ceará, o 2º Colóquio Teológico com o tema "Jesus anunciou o reinado de Deus, vieram as igrejas – Aspectos bíblicos e missionários”. O encontro acontecerá no Salão Paroquial da Matriz Nossa Senhora das Dores (Otávio Bonfim) das 8h30 às 11h30. O encontro é aberto e não há taxa de inscrição.
Serão recebidos como palestrantes Isabel Felix, doutora em Ciência da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo, e Geraldo Frencken, mestre em Teologia com especialização em Missiologia pela Universidade Católica de Nimega (Holanda).
"Se Jesus não anunciou nem fundou a Igreja e as Igrejas, qual a legitimidade delas de se referirem a Jesus como seu "fundador”? No Reino de Jesus anunciado e vivenciado os "últimos”, "pobres” e "pecadores” assumiam o primeiro lugar enquanto nas Igrejas, muitas vezes, nem os últimos lugares podiam ocupar. Qual é mesmo a missão da[s] Igreja[s]? Estes são penas alguns dos questionamentos que vão dar início aos debates no 2º Encontro Teológico.
De acordo com Antonia Bezerra, do Movimento por uma Formação Cristã Libertadora, a atividade busca abordar outro Cristianismo. "Queremos falar de um Cristianismo moderno, esclarecido e não com aspecto de teologia medieval. Muitos autores e teólogos já estão se debruçando sobre o tema e apresentando ideias sobre um Cristianismo mais atuante e não amarrado a dogmas com um Deus em cima um inferno embaixo e nós no meio”, explica Antonieta.
Em 28 de maio deste ano foi realizado o 1º Colóquio com o tema "E vós, quem dizeis que eu sou?” Aspectos Cristológicos do Imaginário de Jesus. O Encontro teve a participação dos professores Michael Kosubek e Vasco Arruda e rendeu debates sobre as múltiplas imagens de Jesus veiculadas na atualidade.
Movimento FCL
O Movimento por uma Formação Cristã Libertadora nasceu no início deste ano a partir da insatisfação de estudantes e docentes de teologia, catequistas e lideranças comunitárias com o tipo de formação teológica catequética oferecida na Igreja de Fortaleza. A partir disso o grupo passou a se reunir para debater e buscar "uma instrução Cristã Libertadora, engajada e solidária com os pobres”.
Atualmente, leigos, presbíteros, evangélicos e católicos, homens e mulheres integrantes do Movimento se encontram no segundo sábado de cada mês, às 8h, nas instalações da paróquia Nossa Senhora das Dores (Otávio Bonfim).
Serviço
O Salão Paroquial da Matriz Nossa Senhora das Dores (Otávio Bonfim) está localizado na Avenida Bezerra de Menezes s/n. A atividade acontecerá das 8h30 às 11h30. Mais informações escrever para:moviformcrisfor@gmail.com.

Nenhum comentário :

Postar um comentário