10/03/2016

Francisco/3.º aniversário: Um pontificado ao encontro das pessoas

Andrea Tornielli, autor do livro-entrevista de Francisco sublinha proposta centrada na misericórdia


Lisboa, 09 mar 2016 (Ecclesia) – O vaticanista italiano Andrea Tornielli, autor do livro-entrevista do Papa ‘O nome de Deus é Misericórdia’, considera que o pontificado de Francisco tem procurado apresentar uma mensagem de misericórdia, ao encontro de todos.

“A ‘conversão pastoral’, o testemunho de uma Igreja que, tendo a peito a ‘salus animarum’ (salvação das almas), mostra o rosto misericordioso de Deus e acolhedor, são o coração do magistério de Francisco”, escreve o jornalista, num texto que vai integrar a próxima edição do Semanário ECCLESIA, dedicado ao terceiro aniversário do pontificado.


O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do agora Papa emérito; assumiu o inédito nome de Francisco, tornando-se o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e também o primeiro pontífice sul-americano.


Tornielli recorda uma entrevista concedida pelo então cardeal Bergoglio, um ano antes da sua eleição pontifícia, na qual este aludia a uma “tensão muito forte entre o centro e a periferia, entre a paróquia e o bairro”.


Nessas declarações, o sucessor de Bento XVI falava da importância do “contacto com as famílias que não frequentam a paróquia”.


“São palavras que o cardeal teria repetido aos irmãos purpurados antes do conclave e que fizeram depois parte da exortação ‘Evangelii gaudium’, o ‘road map’ do pontificado”, explica Andrea Tornielli.


O jornalista italiano destaca a insistência do Papa Francisco no tema da misericórdia, da “ternura de Deus”.


“Quem faz informação sobre este pontificado dá de caras, continuamente, com pessoas e histórias que documentam esta realidade”, conclui.


OC


 


Francisco/3.º aniversário: Um pontificado ao encontro das pessoas

Nenhum comentário :

Postar um comentário