16/03/2016

Hillary e Trump vencem primárias na disputa pela Casa Branca


O pré-candidato republicano Donald Trump ganhou as primárias na Flórida, Carolina do Sul e Illinois nesta terça-feira, confirmando seu favoritismo e dando um grande passo em direção à indicação do partido na disputa pela Casa Branca.


A pré-candidata democrata Hillary Clinton também venceu no estado-chave da Flórida, na Carolina do Norte, Ohio e Illinois, consolidando sua vantagem sobre o senador Bernie Sanders.


Trump, que deve vencer na Flórida com uma confortável vantagem de quase 20 pontos sobre o senador Marco Rubio, levará todos os 99 delegados republicanos do Estado.


“Devemos unir nosso partido”, declarou Trump em Palm Beach (Flórida), antes de adotar seu tradicional discurso denunciando a “raiva” contra ele e “publicidade negativa” promovida por seus adversários.


O resultado fez Rubio – de origem cubana e senador pela Flórida – abandonar a corrida pela indicação republicana.


“Após esta noite está claro que não estamos no lado vencedor. Este ano não estaremos no lado vencedor”, admitiu o senador para um grupo de correligionários, em Miami.


“Embora não esteja nos planos de Deus que eu seja presidente em 2016, ou talvez nunca, e embora minha campanha esteja sendo suspensa hoje, o fato de ter chegado tão longe ressalta o quão especial são os Estados Unidos”, declarou Rubio, em tom de agradecimento.


“Peço aos americanos que não cedam diante do medo, não cedam diante da frustração. Podemos divergir em relação às políticas, podemos discordar de maneira firme, mas somos um povo otimista”, completou Rubio, em uma crítica velada a Trump.


Entre os democratas, as projeções apontam para uma esmagadora vitória da ex-secretária de Estado Hillary Clinton na Flórida, com quase 30 pontos de vantagem sobre o senador por Vermont Bernie Sanders.


“Estamos nos aproximando de assegurar a indicação do partido Democrata e de vencer a eleição de novembro” para a presidência dos Estados Unidos, disse a ex-secretária de Estado para partidários na Flórida.


Hillary também venceu nesta terça-feira as primárias democratas na Carolina do Norte, em Ohio e no Illinois, o que complica a situação do senador Bernie Sanders, único desafiante da pré-candidata.


Em Ohio, o governador do estado, John Kasich, obteve sua primeira vitória na corrida para a Casa Branca, evitando que Trump conquistasse 66 delegados, mas o tropeço não afeta o amplo favoritismo de Trump.


O estado de Missouri também realiza primárias democratas e republicanas nesta “Super Terça”.


Ao fim deste dia, os dois grandes partidos dos Estados Unidos terão escolhido mais da metade de todos seus delegados para as convenções nacionais e, por isso, a votação é considerada um divisor de águas na campanha.


Entre os republicanos, Flórida e Ohio concedem todos os delegados ao vencedor, em vez da distribuição proporcional entre os pré-candidatos.


Nesta terça, estavam em jogo 358 candidatos republicanos e 691 delegados democratas.


No momento, Trump tem quase a metade dos 1.237 delegados necessários para a indicação, enquanto Clinton já superou este patamar.


Apesar da derrota definitiva de Rubio, o dia não representou uma vitória completa para Trump, já que o primeiro triunfo de Kasich não apenas o manteve na corrida, mas também ajudou outro pré-candidato republicano, o senador texano ultraconservador Ted Cruz, que esperou pacientemente a saída de Rubio para capitalizar os votos anti-Trump.


Um vídeo produzido por dirigentes republicanos e que traz frases de Trump durante a campanha com forte conteúdo misógino e sexista passou a dominar as discussões políticas desde o início da semana, voltando a colocar o magnata no centro da polêmica.


O presidente Barack Obama denunciou novamente, sem citá-lo, o lamentável discurso de Trump e o baixo nível da campanha eleitoral republicana.


“Escutamos uma retórica vulgar e divisiva orientada a mulheres, minorias ou pessoas que não se parecem conosco ou rezam como nós”.



AFP


Hillary e Trump vencem primárias na disputa pela Casa Branca

Nenhum comentário :

Postar um comentário