23/03/2016

Retiro, eventos populares, culturais e religiosos marcam a Semana Santa

A Semana Santa é o tempo propício para refletir sobre os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Neste período, retiro espiritual, eventos de expressão popular e religiosos, além de outras programações culturais marcarão os próximos dias no Estado.


 O Retiro de Semana Santa, realizado pela Comunidade Shalom, tem a proposta de aprofundar a espiritualidade desse tempo litúrgico. O evento acontecerá de 24 a 27 de março, no Ginásio Paulo Sarasate (Rua Ildefonso Albano, 2050). O encontro tem como tema “Somos vencedores em Cristo que nos amou!”. A programação é composta por pregações, momentos de oração e intervenções artísticas, como a Via-Sacra encenada na Sexta da Paixão.
 
Os momentos vividos no Retiro de Semana Santa acontecem em horários complementares às celebrações eucarísticas na Catedral Metropolitana. Nos dias 24, 26 e 27 de março começa às 14 horas e segue até 17h30 e na sexta-feira, 25 de março, a partir das 8h até o meio-dia. “O Retiro de Semana Santa retrata o centro da nossa fé. Seremos revigorados no amor e na nossa fé. Somos vencedores em Cristo que nos amou”, destacou Fábio Lima, da organização do evento.


Encenações
Encenações da Paixão de Cristo e da Malhação de Judas, apresentação de Caretas e Procissão de Penitentes, entre outros eventos relativos às tradições da Semana Santa, acontecerão em todas as regiões do Ceará.


Além de diversos bairros da capital, estão contemplados pelo Edital Ceará da Paixão 2016, do Governo do Estado, contarão com encenações da Paixão de Cristo, da Malhação de Judas e com outros eventos os municípios de Quixadá, Barbalha, Senador Pompeu, Crato, Itarema, Pentecoste, Independência, Aracati, Crateús, Canindé, Cariré, Tianguá, Pacajus, Baturité, Croatá, Sobral e Redenção.


Espetáculos da Paixão de Cristo na Capital acontecem em diversos bairros, com projetos como a 21ª Paixão de Cristo no Bairro Ellery, Gólgota – A Paixão de Cristo no Porangabussu (com Hiroldo Serra, da Comédia Cearense), A Paixão de Cristo segundo Casimiro Coco, do Grupo Formosura de Teatro, Paixão de Cristo do Grupo Corpoart, VI Farias Brito – Monte Castelo tem Paixão e Pétalas – A Maior História de Amor de Todos os Tempos.


Fim de semana
O fim de semana de Páscoa será movimentado e repleto de atrações em Fortaleza. O novo Mercado da Aerolândia continua animando o público, e neste sábado (26), a partir das 18h30min, apresentará o espetáculo teatral Picadeiro, do Grupo Fuzuê.


Baseado no universo dos poetas, emboladores e cantadores populares, o enredo da história é conduzida por dois bufões andarilhos, que tiram de suas malas contos, causos da tradição popular e gagues de palhaços tradicionais. O trabalho cênico é conduzido a partir de técnicas de acrobacia de solo e música ao vivo com rabeca, bandolim, sanfona e pandeiro.


Mais tarde, às 20 horas, a festa continua com a música da banda Os Kalanguetú, que vai colocar o povo pra dançar. A banda promete agradar vários públicos ao misturar música regional, maracatu, baião, xote e mpb com uma pegada do rock e suaves momentos de psicodelia.


E no domingo (27), às 18 horas, as crianças vão se encantar com a Contação de Histórias com a Tia Josi e a Caixa Mágica. A programação estimula a criatividade dos pequenos e abre um leque de possibilidades e experiências. Algumas próximas da nossa realidade, quase palpáveis, e outras fantásticas, tão distantes de nós que nos fascinam.


Forró
Se o feriado prolongado foi de descanso, mas no finalzinho surgiu aquela vontade de dançar, o Mercado dos Pinhões tem a programação certa. O tradicional Forró no Mercado anima o público ávido pelo pé de serra regional. Neste domingo (27), a partir das 19 horas, a música ficará por conta de Mathias do Acordeon.
 
Passeio Público
As tardes de sábados e domingos do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (26) Macaúba e Tarcísio Sardinha e, no domingo (27), a música ficará por conta de Samuel Rocha e convidado.


O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (27), a atração será o Circo Pirilampo.
 
Missas
No Domingo da Ressurreição haverá missas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, as 10 e 12 horas. Às 18h30min, acontecerá a Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza, seguido de procissão do Senhor Ressuscitado.



Retiro, eventos populares, culturais e religiosos marcam a Semana Santa

Nenhum comentário :

Postar um comentário