01/04/2016

Bispos da Índia pedem que governo mantenha buscas a padre Tom

Em sua carta do dia 28 de março, os bispos se dirigiram ao ministro das Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj


Da redação, com ACI Digital


A Conferência Episcopal da Índia enviou uma carta ao governo desse país para exortá-lo a manter seus esforços a fim de encontrar o padre Tom Uzhunnalil e conseguir sua rápida libertação dos terroristas muçulmanos que o sequestraram no dia 4 de março em Áden (Iêmen), depois do ataque que cometeram no convento das Missionárias da Caridade, quando assassinaram quatro religiosas e doze voluntários.


Em sua carta do dia 28 de março, os bispos se dirigiram ao ministro das Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, e mencionaram também os rumores difundidos em meios de comunicação e redes sociais acerca de uma suposta crucificação do padre Tom na Sexta-feira Santa.


.: Reitor-mor dos Salesianos pede oração por paz e padre sequestrado


Os Bispos assinalaram que a circulação destas “notícias espantosas”, tanto dentro como fora do país, é algo que “nos incomoda”, gera “angústia aos familiares” e preocupação em todo mundo.


Deste modo, indicaram que será para “o melhor interesse de nosso país, intensificar os esforços para verificar a veracidade deste alarmante rumor”.


O Episcopado recordou os anteriores esforços do governo para conseguir a libertação do cidadão sequestrado por terroristas. Nesse sentido, em sua carta, recordaram que quando souberam que o sacerdote salesiano havia sido sequestrado, entraram em contato com as autoridades indianas para solicitar “sua intervenção urgente a fim de garantir a segurança do padre Tom”.


Desde então, estão em contato permanente com o governo indiano e agradecem os esforços realizados. Entretanto, ainda não há “uma resposta definitiva” sobre o paradeiro do sacerdote e da motivação dos sequestradores.


“Não deixe de fazer tudo o que for possível por garantir a segurança e a pronta liberação do padre Tom das mãos de seus sequestradores”, exortaram ao ministro.


Do mesmo modo, assinalaram que o Vaticano também realizou esforços diplomáticos para conseguir a libertação do sacerdote.


Na semana passada, o porta-voz da Inspetoria Salesiana da Índia em Bangalore, padre Mathew Valarkot, pediu que parem com essa “enganosa” difusão de rumores sobre a vida do padre Tom Uzhunnalil.


Em declarações divulgadas pela Agência de Informações Salesiana, advertiu que as difusões de rumores sem fundamento somente gera preocupação entre os irmãos e parentes do sacerdote.


Recordou que o Vigário Apostólico da Arábia do Sul, Dom Paul Hinder, “que é nossa primeira fonte de informação”, assinalou que possui fortes indicações de que o sacerdote segue vivo “e não há nenhuma razão para crer o contrário”.



Bispos da Índia pedem que governo mantenha buscas a padre Tom

Nenhum comentário :

Postar um comentário