14/12/2012

Mestra da Cultura e vaqueiros celebram Luiz Gonzaga em Aboios


Depois de Caridade, Quixadá, Sobral e Crato, chega a Fortaleza o espetáculo “Aboios – O Som do Sertão”, uma homenagem a Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião. Estrelado pelo grupo "A Rainha e os Vaqueiros", liderado pela Mestra da Cultura Dona Dina, o show fica em cartaz no Teatro SESC Emiliano Queiroz, nos dias 13 e 14 de dezembro (quinta e sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita.
 
“Aboios – O Som do Sertão” tem repertório de Luiz Gonzaga interpretado por Dona Dina e vaqueiros-aboiadores. Trajados a caráter, com gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro, eles usam o aboio como forma de retratar os sons e ritmos nordestinos. Dona Dina e o grupo apresentam uma sequência de dez músicas, fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião.
 
O espetáculo não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo. Além das músicas apresentam contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas e trechos de cordéis.
 
A temporada em Fortaleza é parte da turnê que o grupo iniciou em agosto com uma apresentação em Caridade e, após de uma pausa, retornou aos palcos em novembro. Depois de Fortaleza, o grupo A Rainha e os Vaqueiros volta à estrada para um show no dia 19 deste mês em Canindé, cidade natal de Dona Dina e sede da Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores da Microrregião dos Sertões de Canindé (AVABOCRI), fundada por ela há 40 anos.
 
Esta é a nova versão de “Aboios – O Som do Sertão” que começou em 2007, quando o projeto foi vencedor do III Edital de Incentivo as Artes, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), na área de música - categoria montagem de show. Em 2012, como vencedor do Edital Mecenas na área de música, para a circulação do show e ampliação, e com o patrocínio da Coelce, o projeto ressurgiu renovado, com novo espetáculo e abrindo caminho também para a formação de jovens e adolescentes por meio da inclusão digital.

Serviço
“Aboios – O Som do Sertão”
Data: 13 e 14 de dezembro (quinta e sexta)
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro). Informações: 85 3267 2283 e 9926 4079. Grátis.
Última atualização: 13/12/2012 às 20:09:53

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário