14/12/2012

Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz vai ser apresentada hoje


A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2013 vai ser apresentada hoje, em conferência de imprensa, anunciou o Vaticano.
Bento XVI vai apresentar uma “reflexão ética” sobre a construção da paz a nível mundial com atenção particular à “preocupante crise da democracia” que se vive em vários países, segundo revelou a Santa Sé em julho, ao apresentar o tema escolhido.
A mensagem para o 46.º Dia Mundial da Paz, a celebrar em 1 de janeiro de 2013, tem como título ‘Bem-aventurados os construtores da paz’.
A conferência de imprensa conta com a presença do cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, e D. Mario Toso, secretário do mesmo organismo do Vaticano.
Bento XVI vai aludir ao 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) e da encíclica ‘Pacem in terris’ (1963), de João XXIII, documento em que se apontava para o primado da “dignidade humana e da sua liberdade”
O Papa pretende recordar o objetivo de edificação de uma “cidade ao serviço de todos os homens, sem qualquer discriminação, e orientada para o bem comum que se funda na justiça e na verdadeira paz”.
A mensagem para o Dia Mundial da Paz 2013, adiantou a Santa Sé, procura abordar “a plenitude e multiplicidade do conceito de paz, a partir do ser humano: paz interior e paz exterior”.
Bento XVI quer colocar em evidência “a emergência antropológica, a natureza e evidência do niilismo e, ao mesmo tempo, os direitos fundamentais, em primeiro lugar a liberdade de consciência, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa”.
Desde a sua eleição, em abril de 2005, Bento XVI escolheu como temas para esta celebração anual a verdade, a dignidade da pessoa, a unidade da família humana, o combate contra a pobreza, o meio ambiente, a liberdade religiosa e os jovens.
OC
Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário