21/04/2016

Leigos Missionários da Consolata: ONDE ESTÁ A MISSÃO...












Por Lucília Mono *


lmcabril2016




A Comunidade de Leigos Missionários da Consolata – LMC do Jardim São Bento, bairro da capital de São Paulo, com motivação no projeto das Santas Missões Populares, e tendo como assessor o padre Paulo Mzé, imc, decidiu desenvolver também seu projeto missionário. Num primeiro momento, o objetivo é, em grupo, visitar famílias de regiões paroquiais previamente escolhidas, que não estão participando das celebrações da Palavra ou das missas nas comunidades, e procurar saber o motivo do afastamento.




Em agosto de 2015, foram feitas visitas às comunidades de Perus, possibilitando conhecer a realidade do bairro. A Paróquia São José tem seis comunidades que, aos poucos, perdiam seus fiéis, a ponto de o pároco querer encerrá-las. A média da frequência, em cada comunidade, era de seis a 12 pessoas; algumas vezes, apenas três pessoas participavam da celebração ou da missa. Inicialmente, foi discutido com o pároco, a importância do projeto. Padre Cilto depositou uma grande confiança nos LMC, pedindo que, a princípio, fossem visitadas as famílias, buscando identificar pessoas que exercessem liderança nas comunidades.




O tempo previsto deste projeto é próximo de um ano. As visitas serão feitas a cada 15 dias. Foram escolhidas quatro comunidades cujas famílias serão visitadas. No dia 13 de fevereiro deste ano, houve a reunião na Paróquia São José, para os últimos ajustes ao projeto dos LMC, oficialmente inaugurado no dia 20 de fevereiro, com o término previsto para dezembro de 2016. Todos os membros LMC abraçaram a missão. Em várias casas que visitamos constatamos que muitos que antes participavam da Igreja Católica hoje frequentam as igrejas evangélicas, o que nos permite crer serem os mesmos que frequentavam as comunidades paroquiais. Nós leigos vemos como missão buscar resgatar os que participavam e saber o porquê de não mais participarem da Igreja que está tão próxima de sua residência. Enfim, verificando as dificuldades e os motivos pelos quais se afastaram da comunidade. As comunidades que já estão sendo visitadas são: Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Alegria e São Judas Tadeu.




* Lucília Mono é Leiga Missionária da Consolata – LMC, da Comunidade Jardim São Bento.






Leigos Missionários da Consolata: ONDE ESTÁ A MISSÃO...

Nenhum comentário :

Postar um comentário