06/04/2016

Papa alerta para tentação de julgar os outros

«Todos somos pecadores, mas todos somos perdoados», disse, numa audiência dedicada à misericórdia em Jesus


Cidade do Vaticano, 06 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com milhares de pessoas no Vaticano, para a audiência pública semanal, e alertou para a tentação de julgar os outros, colocando-se num patamar de superioridade.


“Quantas vezes dizemos: ‘Este é um pecador, fez isto e aquilo’, julgamos os outros? Mas, e tu? Cada um de nós deveria perguntar-se: ‘Sim, aquele é um pecador, mas, e eu?”, sustentou.


Depois de ter percorrido a Praça de São Pedro em papamóvel, Francisco prosseguiu o seu ciclo de reflexões sobre a misericórdia, no ano santo jubilar, desta feita centrando-se na figura de Jesus.


“Todos somos pecadores, mas todos somos perdoados: todos temos a possibilidade de receber este perdão que é a misericórdia de Deus”, assinalou.


O Papa observou, a respeito da morte de Jesus, que ninguém tem motivos para ter medo de se confessar pecador.


“Não devemos temer as nossas misérias: e cada um de nós tem as suas. O poder inexaurível de amor do Crucificado não conhece obstáculos e nunca acaba. Esta misericórdia elimina as nossas misérias”, precisou.


Jesus Cristo, acrescentou, trouxe o ‘Evangelho da misericórdia’, é a misericórdia de Deus “feita carne”, que se manifestou “curando os doentes, perdoando os pecadores”.


“Ele manifestou-se como Messias que assume a condição humana, movido pela solidariedade e pela compaixão”, sublinhou.


Francisco observou que Jesus não trouxe “o ódio, a inimizade”, mas “um amor grande, um coração aberto a todos”, comunicando a misericórdia de Deus que é “perdão, alegria, vida nova”.


“Se acolhermos o Evangelho do Crucificado Ressuscitado, toda a nossa vida será plasmada pela força do seu amor que renova”, concluiu.


Após a catequese, o Papa dirigiu as tradicionais saudações aos peregrinos de várias línguas, incluindo os lusófonos.


“Desejo-vos neste Ano Jubilar a graça de experimentar a força do Evangelho da misericórdia que transforma, que faz entrar no coração de Deus, que nos torna capazes de perdoar e olhar o mundo com mais bondade. Assim Deus vos abençoe a vós e às vossas famílias”, disse.


OC



Papa alerta para tentação de julgar os outros

Nenhum comentário :

Postar um comentário